Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Ministérios da Saúde e do Esporte firmam acordo de políticas a pessoas com deficiência

O Ministério da Saúde informou que o objetivo é implementar a prática do paradesporto em centros especializados a pessoas com deficiência

Os Ministérios da Saúde e do Esporte firmaram um acordo de cooperação técnica para promover políticas públicas integradas destinadas a pessoas com deficiência, incluindo o TEA (Transtorno do Espectro do Autismo).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O Ministério da Saúde informou que o objetivo é implementar a prática do paradesporto em centros especializados em reabilitação da Rede de Cuidados à pessoa com Deficiência.

Publicidade

“A iniciativa busca fortalecer os cuidados intersetoriais, promovendo o intercâmbio de programas, conhecimentos e experiências, além de ampliar a cooperação técnico-científica entre os dois ministérios. O acordo reafirma o compromisso do Brasil com a inclusão social, a promoção dos direitos humanos e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. A prática esportiva ocupa um lugar central nesse esforço”, diz o Ministério da Saúde.

Veja também

Procon orienta cautela e pesquisa de preço para a compra dos materiais escolares

Processo seletivo de cidade do Oeste está na mira do MPSC

Bolsonaro fala de Michelle como candidata à Presidência em 2026

O comunicado destaca outras frentes para a ampliação e manutenção da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência dentro do SUS (Sistema Único de Saúde).

O novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) prevê a construção de novos centros especializados de reprodução e de novas oficinas ortopédicas a pessoas com deficiência. O objetivo é cobrir vazios assistenciais desse tipo de serviço no país.

Ações previstas a pessoas com deficiência

No que diz respeito ao Ministério do Esporte, o acordo define como responsabilidades da Secretaria Nacional do Paradesporto:

– Promover e fortalecer ações e programas paradesportivos, especialmente no âmbito do Programa TEAtivo;

– Fomentar o avanço científico e tecnológico relacionado à atividade física para pessoas com deficiência;

– Compartilhar informações sobre políticas públicas paradesportivas;

– Cooperar na geração e difusão de conhecimentos técnico-científicos.

Responsabilidades

Para o Ministério da Saúde, o acordo define como responsabilidades da Secretaria de Atenção Especializada à saúde ações como, por exemplo, o compartilhamento de informações sobre políticas públicas de saúde destinadas a pessoa com deficiência:

– Atuar na intermediação de parcerias com outros órgãos governamentais que possam contribuir com ações relacionadas;

– Cooperar na geração e difusão de conhecimentos técnico-científicos relacionados ao tema;

– Compartilhar informações sobre políticas públicas de saúde destinadas a pessoas com deficiência, observados os limites do disposto na Lei Geral de Proteção de Dados;

– Colaborar para a divulgação e a conscientização do público envolvido para o alcance dos resultados esperados de ações, projetos e programas previstos.

Fonte:
Com informações - ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Secretário destaca programas de apoio ao produtor durante Campo Demonstrativo

A 18ª edição do Campo Demonstrativo da Coopervil e...

Setor madeireiro celebra decisão da Suprema Corte

O presidente do Sindicato Patronal da Madeira de Caçador,...

Ação Bota Fora acontece neste sábado no bairro De Carli, em Videira

A Secretaria Municipal de Saúde de Videira realiza neste...

Fim de semana terá chuva e risco de temporais em Santa Catarina

O fim de semana será marcado por instabilidade e...

Caçador participa do 2º Simulado Estadual da Defesa Civil

Caçador participa, no dia 1º de março, do segundo...

Mais Lidas da semana

Morre Pedro Rodrigues Alves, proprietário da Funerária Rodrigues Alves, aos 54 anos em Videira

A cidade de Videira (SC) amanheceu consternada com a...

Temporal provoca destelhamentos e danos em Iomerê

Um forte temporal com ventos intensos atingiu a cidade...

Polícia Militar registra mais de 15 mil inscritos para vagas temporárias

Foram encerradas na semana passada as inscrições para o...

Grave acidente na SC-350 deixa motorista preso às ferragens

Os Bombeiros Voluntários de Caçador atenderam um grave acidente...

Seis tetraplégicos voltam a andar graças a cientista brasileira

Após quase três décadas de pesquisa dedicada, a cientista...

Outros Tópicos Interessantes