Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Saiba quais são as torcidas mais femininas do futebol brasileiro

Entre as cinco maiores torcidas do Brasil, o Flamengo se destaca ao conquistar quase 20% da preferência feminina

Das cinco maiores torcidas do país, o Flamengo se destaca com quase 20% da preferência das mulheres. O São Paulo aparece em terceiro lugar no público feminino, superando o Palmeiras, que lidera no geral e entre homens.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Com a maior torcida do Brasil, o Flamengo mantém um leve viés masculino. O percentual de torcedores homens é de 22,8%, acima da média geral (21,2%), enquanto o feminino chega a 19,7%. Proporcionalmente, o clube tem a maior participação feminina entre os cinco maiores, representando 48% da sua torcida.

Publicidade

O clube já direciona seu planejamento estratégico para conquistar ainda mais as torcedoras. Contudo, o estudo completo da marca Flamengo, em fase de elaboração, será essencial para traçar ações efetivas.

— “Estamos mapeando o perfil dos nossos fãs para diferenciar os nichos. Já chegamos a algumas conclusões iniciais. Vamos divulgá-las quando o trabalho estiver pronto. Sabemos que o público feminino é muito grande. Há algumas semelhanças entre homens e mulheres na forma como consomem o futebol, mas há diferenças importantes na maneira de se relacionar com o clube. Temos que fazer esse trabalho estratégico”, explica o vice-presidente de marketing do clube, Ricardo Hinrichsen.

O São Paulo apresenta 5,6% das mulheres e 7,2% dos homens na torcida, com a menor diferença percentual entre os sexos no top 5. Em relação à pesquisa de 2022, manteve seu percentual feminino, enquanto o Palmeiras caiu de 6,2% para 5%, ficando em quarto lugar entre as mulheres.

O tricolor paulista é o segundo clube com maior proporção feminina, representando 45% de sua torcida. Em contrapartida, o Vasco lidera o viés masculino, com 67% dos torcedores do sexo masculino entre os cinco primeiros colocados.

Nos últimos anos, o São Paulo intensificou ações focadas no público feminino. Criou parcerias com aplicativos de transporte exclusivos para mulheres, oferecendo descontos para trajetos até o Morumbi. O clube também estabeleceu canais de denúncia, além de abrir seu estádio para acolhimento de vítimas de violência e exames de mamografia gratuitos.

Apesar dessas iniciativas, o número de mulheres entre os sócios-torcedores permanece baixo, variando entre 10% e 15% do total. A presença feminina nos estádios é igualmente reduzida, girando em torno de 14%.

— “O futebol sempre disse um grande ‘não’ às mulheres, é um público rejeitado por muito tempo”, analisa a socióloga Leda Maria da Costa, pesquisadora do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte da UERJ.

Santos

Fora do top 5, alguns dados chamam a atenção. O Santos, por exemplo, tem o maior viés masculino: 3,1% das menções vêm dos homens, contra apenas 1% das mulheres, o que faz o clube cair da 10ª para a 12ª posição no ranking feminino.

Pesquisa

A pesquisa foi realizada pela Ipsos-Ipec entre 5 e 9 de junho de 2025, com 2 mil pessoas de 16 anos ou mais, em 132 municípios brasileiros. A margem de erro para a amostra total é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de confiança. Em alguns casos, a soma dos percentuais ultrapassa 100%, pois os entrevistados podiam indicar até dois times de preferência.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações O Globo

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Quinta-feira terá sol e risco de temporais isolados

A quinta-feira (19) será marcada por variação nas condições...

Museu do Contestado celebra 52 anos como marco zero do município

Neste 18 de março de 2026, um dos maiores...

Servidores municipais entram em estado de greve após rejeitar propostas salariais

Os servidores públicos municipais de Videira, em Santa Catarina,...

Roberta Bridi presenteia Caçador com mural inspirado pela cultura local

Um dos locais mais emblemáticos de Caçador, o Parque...

Mais Lidas da semana

Lobo-guará é filmado em município do Meio-Oeste catarinense

Um Lobo-guará foi flagrado cruzando uma área de reflorestamento...

Morre Giovani Moraes, um dos maiores produtores de cebola do Brasil

Morreu nesta terça-feira, 10, Giovani Dal Mas Moraes, um...

Polícia Civil identifica situação de maus-tratos contra idoso em Caçador

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da...

Advogada é presa ao tentar entrar em presídio com eletrônicos escondidos em creme hidratante

Uma advogada foi surpreendida na tarde de segunda-feira, dia...

Mutirão de castrações atende animais em Caçador nesta semana

O Centro de Bem-Estar Animal de Caçador realiza nesta...

Outros Tópicos Interessantes