O CIES Football Observatory, um instituto acadêmico suíço especializado em estudos esportivos, divulgou um estudo que ranqueia as categorias de base mais eficientes na formação de atletas de elite no futebol mundial. Publicada nesta quarta-feira (30), a pesquisa coloca o Benfica, de Portugal, no topo da lista. Entre as academias brasileiras, São Paulo, Flamengo e Corinthians também se destacam.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A pesquisa utilizou duas metodologias principais.
A primeira é quantitativa, que avalia quantos atletas cada base revelou nas 49 principais ligas de elite do futebol mundial. O critério considera jogadores que atuaram pelo menos uma vez pelos times principais na atual temporada ou nas duas anteriores, incluindo aqueles que permanecem no clube formador.
A segunda metodologia é qualitativa, que analisa o nível esportivo das ligas onde os atletas atuam, utilizando rankings e resultados como critérios.
A junção dessas metodologias resulta em um “training index”, que expressa a relação entre o número de jogadores revelados e o nível das ligas.
Veja também
Sem a Bola de Ouro, Vini Jr perde bônus e foca no The Best da Fifa
Árbitros catarinenses foram afastados após polêmicas na Série A
O ranking do CIES mostra o Benfica liderando com um índice de 103,7, revelando 94 atletas. O Boca Juniors ocupa a segunda posição com 93 atletas e um índice de 102,2. Em seguida, estão Barcelona, River Plate e Ajax.
O São Paulo é o primeiro time de futebol brasileiro na lista, em 17º lugar, com 57 atletas revelados e um índice de 66,3. O Flamengo ocupa a 24ª posição, com 60 revelados e índice de 59,8, enquanto o Corinthians aparece em 28º, com 51 atletas e índice de 57,1.
Além dessas equipes, Fluminense (30º), Internacional (33º), Grêmio (37º), Palmeiras (43º), Cruzeiro (62º), Santos (69º), Athletico (70º) e Vasco (93º) também foram incluídos no ranking.
Portal RBV nas redes sociais