Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Evento em Caçador debate destino de resíduos sólidos

Encontro reuniu cerca de 450 participantes, em sua maioria agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias

A cidade de Caçador foi sede de um importante evento estadual sobre logística reversa, reunindo representantes da Gerência Regional de Saúde, Instituto do Meio Ambiente (IMA) e autoridades locais. A ação faz parte do programa “Penso, Logo Destino”, que busca conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos sólidos e seu impacto na saúde pública.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O evento, realizado no auditório da Uniarp, inclui palestras, capacitações e oficinas voltadas principalmente a agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, que atuam diretamente nas residências da população.

Publicidade

Segundo Cícero Luiz Brasil, coordenador do programa, os agentes são fundamentais por sua proximidade com as famílias e capacidade de orientar e transformar hábitos.

“O grande problema é o desconhecimento sobre o que é e como funciona a logística reversa. Esse programa busca justamente descortinar essa realidade e capacitar quem está na linha de frente do contato com o cidadão”, destacou Cícero.

Ele explicou que a logística reversa abrange o descarte correto de materiais como pilhas, lâmpadas, pneus, baterias, embalagens de agrotóxicos e eletroeletrônicos. Esses resíduos, se não destinados adequadamente, oferecem riscos sérios à saúde e ao meio ambiente.

Além de preservar recursos naturais por meio da reciclagem e reutilização, o correto encaminhamento também evita a sobrecarga dos aterros sanitários e está previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), que estabelece a responsabilidade compartilhada entre cidadãos, empresas e governos.

Com 100% de adesão nos 20 municípios das regiões CODAN e GESUS, o programa agora avança para a fase de multiplicação do conhecimento, com o objetivo de envolver toda a comunidade nesse compromisso coletivo.

“O pertencimento é essencial. Quando a pessoa entende que o problema também é dela, ela veste a camisa e passa a agir de forma consciente”, concluiu o coordenador.

Segundo Bruna Rodrigues, bióloga da Gerência Regional de Saúde, o objetivo principal é levar às pessoas informações claras sobre o destino correto de materiais perigosos como pilhas, lâmpadas e eletrônicos, que, se descartados de forma incorreta, podem contaminar o solo, mananciais e causar sérios problemas de saúde pública.

“A legislação sobre logística reversa é antiga, mas muitas pessoas ainda não sabem aonde levar esses materiais. Queremos usar a força da saúde para chegar com a informação a todos os cantos”, explicou Bruna.

A ação é uma das três etapas planejadas para a região, reforçando a importância da responsabilidade compartilhada no descarte de resíduos. “A maioria dos materiais pode ser devolvida ao local de compra, que tem a obrigação legal de dar a destinação correta”, destacou Bruna.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Alessandro Schneider | Portal RBV | com informações Flávio Henrique

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Ponte da Linha Cachoeirinha terá interdição para manutenção

A Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com tempo instável

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira...

PM recupera TV furtada em poucas horas no Centro de Caçador

A Polícia Militar de Caçador recuperou em poucas horas...

Programas da Câmara de Vereadores de Ibiam

Confira abaixo os Programas da Câmara de Vereadores de...

Programas da Câmara de Vereadores de Videira

Confira abaixo os Programas da Câmara de Vereadores de...

Mais Lidas da semana

Motorista é preso por contrabando de abóboras em Santa Catarina

Um motorista foi preso por contrabando de abóboras em...

Identificada vítima que morreu congelada em câmara fria

Felipe Morais, morador de Lebon Régis, foi identificado como...

Julgamento de Claudia Hoeckler entra no segundo dia em Capinzal

O julgamento de Claudia Tavares Hoeckler, acusada de matar...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com tempo instável

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira...

Dois bebês nascem empelicados em apenas 48 horas em SC

Um fato extremamente raro marcou o Hospital Marieta Konder...

Outros Tópicos Interessantes