Golpe do falso advogado: Polícia Civil de SC desarticula quadrilha e prende 16 criminosos

A investigação começou após uma vítima de Florianópolis perder R$ 270 mil para o grupo

Uma grande operação conjunta da Polícia Civil e do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) desarticulou um grupo criminoso especializado no golpe do “falso advogado”. Nesta quinta-feira (23), as autoridades cumprem 16 mandados de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

As ações ocorrem nos estados do Ceará e Rio de Janeiro, em locais ligados diretamente aos suspeitos e a pessoas que receberam valores provenientes das fraudes em suas contas bancárias.

Publicidade

Além disso, as medidas incluem o bloqueio de bens e o congelamento das contas para impedir a movimentação dos recursos ilegais.

Conforme informações do MPSC, os criminosos obtinham dados verdadeiros de advogados catarinenses a partir de vazamentos em ambientes virtuais.

Com essas informações, eles acessavam detalhes sobre processos judiciais e dados de clientes desses escritórios, o que possibilitava a preparação dos golpes.

Depois, os golpistas entravam em contato com as vítimas, alegando um suposto “ganho de causa” que, na realidade, não existia. Por meio desse artifício, induziam as pessoas a fazerem transferências bancárias, sob a falsa justificativa de que os valores seriam liberados judicialmente, enganando-as para obter dinheiro ilegalmente.

Os materiais apreendidos durante as buscas serão minuciosamente analisados para identificar outros envolvidos e aprofundar a investigação sobre o tamanho e alcance da rede criminosa. O processo corre em sigilo para preservar as apurações e evitar atrapalhar as diligências.

De acordo com a Polícia Civil, o caso teve início após uma vítima de Florianópolis registrar ocorrência em 2024.

Ela contou que, após receber ligações de golpistas que se apresentavam como seu advogado ou sua “secretária”, transferiu cerca de R$ 270 mil. O dinheiro, supostamente para “taxas” e “custas processuais”, na verdade, nunca foi destinado a isso.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

TSE garante voto de presos provisórios nas eleições de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que presos provisórios...

Videira conquista medalhas e se destaca no JASTI estadual

O município de Videira encerrou sua participação na etapa...

Carboni IVECO conquista título nacional pela segunda vez consecutiva

A Carboni IVECO voltou a alcançar o topo do...

Homem é preso por estelionato e tentativa de suborno

Uma ocorrência envolvendo estelionato e corrupção ativa mobilizou a...

Lula passa por dois procedimentos médicos nesta sexta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passa...

Avião da FAB faz manobras e chama atenção no Meio-Oeste

Quem observou o céu de Joaçaba e cidades próximas...

Câmara de Videira discute saúde, obras e transporte em sessão nesta sexta-feira

A Câmara de Vereadores de Videira realiza, na noite...

INSS começa a pagar o 13º antecipado para milhões de brasileiros

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia nesta...