Grupo de Escoteiro Pindorama sedia o Indaba Interdistrital

O escotismo reuniu em Caçador nove municípios para o evento que contou com mais de 80 participantes

Nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2025, o 11º Grupo Escoteiro Pindorama, de Caçador, coordenou o Indaba Interdistrital. O termo Indaba, do idioma Zulú significa “encontro ou reunião de líderes”. O evento foi realizado na Sede Bem Viver da empresa Adami S/A e reuniu cerca de 86 escotistas, incluindo Chefes Escoteiros e jovens do Ramo Pioneiro, representando nove grupos escoteiros dos Distritos Alto Contestado, Contestado e Planalto Central.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Participaram do encontro os Grupos Escoteiros: Pindorama (Caçador), Sentinelas do Rio do Peixe (Videira), Araucária (Campos Novos), Águias do Tirol (Treze Tílias), Fraiburgo, Guardiões do Vale (Piratuba), Trem do Vale (Capinzal), Guardiões do Arroio (Arroio Trinta) e Fênix do Vale (Luzerna).

Publicidade

Durante o sábado os escotistas participaram de diversas oficinas práticas e mesas redondas com o objetivo de promover capacitação, troca de experiências e fortalecimento dos grupos escoteiros da região. As atividades realizadas envolveram oficinas de Pioneiria (arte da construção em acampamentos), Jogos e Canções, Técnicas de orientação (com bússola e mapas para percurso em trilhas) e Fogo de Conselho. Além disso, ocorreram importantes discussões sobre temas essenciais ao Movimento Escoteiro, como o uso da plataforma PAXTU, planejamento do Ciclo de Programa, Progressão, Inclusão no Movimento Escoteiro e Espiritualidade.

Veja também

HEMOSC incentiva doações antes do Carnaval

Dengue: Bióloga relata aumento de focos e casos na região

Músicos do Contestado e Secretaria de Educação reforçam parceria

Um dos momentos de destaque para os participantes do Indaba foi o Desafio da Jornada Noturna, que proporcionou aprendizado de uso do GPS para execução de trilha com decifração de enigmas e indicação de pontos georreferenciados em mapas e maquetes 3D em um clima de aventura e reflexão.

No domingo pela manhã os escotistas participaram de um momento espiritual com uma reflexão sobre os desafios que envolvem manter e fazer crescer o escotismo nos Grupos numa analogia com o Bambu que cresce de forma coletiva e flexível frente às dificuldades e tempestades.

O evento encerrou com uma reunião de planejamento do calendário das atividades conjuntas dos Grupos Escoteiros. O Indaba consolidou a força e a importância do Movimento Escoteiro na região, inspirando jovens e adultos a seguirem comprometidos com os valores e a missão escoteira.

O Grupo Escoteiro Pindorama agradece especialmente à empresa Adami S/A pelo apoio essencial à realização desse importante evento, fortalecendo ainda mais sua responsabilidade social e compromisso com a comunidade.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Fonte:
Assessoria

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Caçador se despede de Adir Balena, ícone cultural

A cidade de Caçador despede-se de uma de suas...

Acidente na BR-282 deixa morto e feridos em Ponte Serrada

Uma colisão de grande gravidade foi registrada na tarde...

Prefeitura de Videira esclarece denúncia sobre possível caso de assédio em escola

A Prefeitura de Videira divulgou uma nota de esclarecimento...

Fim de semana com chuva em Santa Catarina

O fim de semana em Santa Catarina será marcado...

Álbum da Copa já movimenta vendas em Caçador

O clima de Copa do Mundo já começa a...

Carro com três jovens capota na SC-355 em Lebon Régis

Um acidente registrado por volta das 7h desta sexta-feira...

Mais de 840 mil morrem por ano devido a doenças ligadas ao trabalho

Nesta sexta-feira, 1º de maio, o Dia do Trabalhador...

Macieira autoriza reforma do Centro da Terceira Idade

A Prefeitura de Macieira avançou em mais uma iniciativa...