Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Imóveis rurais têm novo prazo para regularização com georreferenciamento

A prorrogação, proposta pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, vale para qualquer tipo de transferência de imóvel rural

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, assinou nesta terça-feira (21) um decreto que prorroga o prazo de georreferenciamento de imóveis rurais até 21 de novembro de 2029. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União e atende à demanda de pequenos proprietários rurais que enfrentam dificuldades para realizar o procedimento.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Alckmin, que ocupa temporariamente a Presidência enquanto Lula cumpre agenda oficial no Sudeste Asiático, explicou a motivação da decisão.

Publicidade

“Assinei o decreto porque esta semana venceria o prazo para o georreferenciamento das propriedades rurais. Isso dá um prazo mais longo para que todos possam se adequar à lei e promover o georreferenciamento”, afirmou o presidente em exercício.

O georreferenciamento de imóveis rurais consiste na medição técnica que identifica com precisão os limites, localização e área de uma propriedade. Essa identificação usa coordenadas geográficas obtidas por meio de GPS de alta precisão, drones e imagens de satélite.

O processo é essencial para evitar disputas de terra, sobreposição de áreas e garantir segurança jurídica nas transações.

Essa certificação é exigida para vendas, doações, financiamentos agrícolas e registros oficiais. No entanto, o alto custo e a complexidade técnica têm sido obstáculos para muitos produtores rurais, especialmente os de menor porte.

Por isso, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) propôs a extensão do prazo. A nova regra também unifica a data-limite para todas as propriedades rurais, independentemente do tamanho da área.

Agora, o georreferenciamento será exigido apenas a partir de novembro de 2029 em casos de transferência, desmembramento, parcelamento ou remembramento de imóveis rurais.

A medida oferece um tempo adicional para que os proprietários possam se organizar, contratar profissionais qualificados e garantir a regularização de suas terras sem pressa ou prejuízo.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Meu INSS segue fora do ar pelo terceiro dia e irrita usuários

Uma falha no aplicativo Meu INSS, registrada na manhã...

Golpistas estão usando o nome do Batalhão da PM de Caçador

Golpistas estão usando o nome do Batalhão da PM...

Evento dos 77 anos de Capinzal reúne ex-jogadores de Grêmio, Internacional e Santos

Capinzal vai viver um sábado especial no dia 07...

Vagas de emprego em Canoinhas: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Canoinhas e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Capinzal: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Capinzal e região somam dezenas...

Mais Lidas da semana

Caçadorense busca ajuda para cirurgia urgente contra câncer

O caçadorense Luiz Antônio de Córdova, de 40 anos,...

Caçadorense morre em grave acidente na BR-153 no Paraná

Um caminhoneiro caçadorense morreu em um grave acidente registrado...

Celesc explica erro em faturas que gerou confusão no estado

Em Santa Catarina, consumidores ficaram surpresos ao receberem duas...

Mulher morre após ficar presa sob trator em estrada rural de Videira

Um grave acidente de trabalho rural resultou na morte...

Bebê de 50 dias é afastado dos pais após denúncia de maus-tratos em SC

O Conselho Tutelar de Itajaí foi acionado na terça-feira...

Outros Tópicos Interessantes