Fotos: Ascom BRK
Desde abril de 2019, quando assumiu a concessão dos serviços de água e esgotamento sanitário em Caçador, a BRK atua para garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados, estruturando um plano de ação para resolver os principais problemas do sistema. Na época, a infraestrutura estava em avançado estado de deterioração, o que exigiu respostas rápidas e eficazes da concessionária.
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“A BRK em Caçador sempre agiu para garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados, estruturando planos de ação capazes de sanar os principais problemas. Nos esforços realizados pela empresa, os dois primeiros anos de concessão foram cruciais para a retomada de um serviço de captação, tratamento e abastecimento de água de qualidade e constante, diminuindo radicalmente os problemas existentes no setor de distribuição”, comenta Guilherme Pimentel, gerente de operações da BRK em Caçador.
Um dos desafios iniciais foi a falta de informações básicas sobre o sistema. “Quando assumimos, tínhamos poucas informações sobre o abastecimento de água. Não havia documentos que apresentassem a estrutura existente ou ainda mapas que detalhassem a rede de distribuição. Persistimos no propósito, engajamos nosso time e atuamos com profissionalismo naquilo que nos comprometemos a realizar na cidade”, afirma Iago Scapinello Soares, coordenador de operações da BRK.
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A pedido da Prefeitura de Caçador, o cronograma de investimentos foi antecipado. Somente no primeiro ano, foram aplicados mais de R$ 18,5 milhões – mais de 400% acima do previsto. Entre 2022 e 2023, os investimentos superaram R$ 31 milhões, com foco em melhorias estruturais e manutenções da rede de distribuição.
Essas ações permitiram reduzir drasticamente o índice de perdas de água tratada, que inicialmente ultrapassava 50%. Para enfrentar os desafios do relevo de Caçador, a BRK instalou 44 válvulas redutoras de pressão (VRPs), o que contribuiu para a redução de 40% no volume de manutenções e uma queda de 63% no número de intervenções entre 2020 e 2024.
Outro ponto de atenção foi a atualização dos hidrômetros. “Este equipamento se desgasta com o tempo precisa ser substituído a cada período. Com novos hidrômetros, estamos garantindo que aquilo que é realmente consumido pelos clientes seja cobrado, demonstrando que, na BRK, trabalhamos com transparência e preservamos a confiança. Inclusive, o serviço de troca dos hidrômetros é gratuito, cabendo aos clientes apenas conservá-lo”, informa Celmo Rechi Barbosa, gerente comercial da BRK Regional Sul.
A Estação de Tratamento de Água (ETA) também passou por significativas melhorias. “Quando chegamos, a água tratada não comportava a demanda da cidade. Produzíamos muito abaixo do que realmente a população consumia e isso gerava muita insatisfação. Um dos primeiros investimentos foi na aquisição e instalação de três novos filtros compactos, capazes de garantir a qualidade da água produzida na Estação. Diante da precariedade no qual o sistema se encontrava, o próximo passo foi a reforma estrutural dos filtros convencionais, que já faziam parte da estrutura da ETA. Essa obra ocorreu ainda em 2020 e conseguimos, assim, manter a segurança hídrica no município”, explica Junior João da Silva, supervisor de operação.
As melhorias também chegaram à captação de água bruta, com a construção de uma subestação e a reforma do sistema de recalque. Um marco da eficiência da BRK foi a resposta ao apagão que deixou Caçador cinco dias sem energia elétrica. “Mesmo que toda a estrutura da concessionária funcione com eletricidade, não houve falta de água durante o período, justamente pela aquisição de geradores para o sistema de distribuição e as melhorias no sistema supervisório que efetivamos”, relembra Junior.
As obras na ETA incluíram instalação de guarda-corpo, automatização da filtração, novo tanque de contato, melhorias na limpeza e reforma do sistema de decantação. “Lembrando que foram mais de 20 meses de trabalho e, em momento algum, essas atividades interferiram no abastecimento da cidade. O sistema de tratamento seguiu plenamente, o que prova, mais uma vez, o quanto a BRK está preparada para fazer Caçador avançar a partir do saneamento”, enfatiza o supervisor.
Atualmente, a ETA produz 20 milhões de litros de água por dia, abastecendo mais de 70 mil moradores de Caçador.
A partir de 2025, a BRK inicia um novo ciclo com a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário e a construção da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Rio do Peixe, com vazão de 130 litros por segundo. As obras terão entre seis e 10 frentes de serviço atuando simultaneamente. Para garantir a qualidade do trabalho, uma equipe específica fará a repavimentação das vias impactadas.
“Ao final do projeto, serão implantados mais de 220 mil metros de redes coletoras, sendo que, nesta primeira etapa de implantação, serão 82 mil metros. A previsão é que o sistema inicial entre em operação em 2027, quando 40% dos imóveis estarão aptos a se conectarem à nova rede de esgoto”, explica Rodrigo Heckler, engenheiro da BRK.
O projeto também impulsionará o mercado de trabalho local. Serão contratadas cerca de 150 pessoas durante a fase de obras e 35 na operação do sistema. “E por ser a comunidade a maior beneficiária da transformação que a cidade irá passar a partir dos serviços de esgotamento sanitário, a BRK atuará com transparência em cada etapa deste desafio. Inclusive, convidará a população a integrar as ações com foco à recuperação do meio ambiente. Para tanto, atividades porta a porta, campanhas educativas nas escolas, eventos/reuniões junto à comunidade serão intensificados”, conclui Guilherme.
Além disso, a BRK segue com investimentos na reestruturação do sistema atual, com destaque para a modernização da ETE Ulysses, a construção de uma elevatória para atendimento ao presídio e a reforma do sistema compacto Nossa Senhora Salete – ações que garantem alta eficiência no tratamento de esgoto nas regiões atendidas.
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