A Prefeitura de Caçador anunciou o início, em setembro de 2025, da maior obra de infraestrutura de saneamento da sua história: a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES Rio do Peixe), por meio do programa Saneamento Legal. A iniciativa é uma parceria com a BRK Ambiental e prevê um investimento de aproximadamente R$ 178 milhões, com meta de cobrir 90% da área urbana até 2033.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Bairros contemplados na primeira fase
Os bairros Martello, Alto Bonito, Berger e parte do Centro serão os primeiros a receber as frentes de trabalho. Nesta fase inicial, serão implantados: 86 km de rede coletora, 7 mil ligações domiciliares, 1 estação de tratamento, com capacidade de 80 litros por segundo, em construção na SC-135.
A conclusão da primeira etapa está prevista para dezembro de 2027 e representa 40% da cobertura total do sistema.
Veja também
Vereador sugere Wi-Fi público, tablets e pranchas inclusivas
Vereadores solicitam Base de Saúde Avançada no Bairro Martello
Benefícios ambientais, sociais e econômicos
A obra traz ganhos expressivos para a saúde pública e o meio ambiente. Além disso, vai movimentar a economia local com a geração de 88 empregos diretos e mais de 200 indiretos.
A população será informada com antecedência sobre cada etapa das obras, por meio de visitas porta a porta, carro de som, reuniões comunitárias e ações educativas. O cronograma também será compartilhado com transportadoras e órgãos de segurança. Motoristas poderão acompanhar vias interditadas em tempo real via Waze e Google Maps.
Compromisso sustentável desde 2005
Caçador segue um plano estruturado de desenvolvimento sustentável. Desde 2005, foram criados o Fundo Municipal e o Plano de Saneamento, além de ações que já resultaram na produção de 6 bilhões de litros de água por ano. Agora, com o novo sistema de esgoto, o município avança mais uma etapa em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Nossas Redes Sociais