O município de Caçador esteve representado na Conferência Estadual das Cidades, realizada esta semana em Joinville, levando propostas debatidas e aprovadas na etapa municipal. A participação foi detalhada pelo presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Caçador (IPpUC), Alexandre Schermach.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo Alexandre, a conferência estadual é uma etapa fundamental dentro de um processo que funciona como uma “escada”, em que as propostas discutidas nos municípios sobem para o nível estadual e, posteriormente, federal.
Durante o encontro, os delegados tiveram a responsabilidade de defender, escolher e aperfeiçoar propostas que serão encaminhadas para a etapa nacional. Entre os destaques está a proposta relacionada à mobilidade urbana, que prevê incentivos e possíveis verbas do governo federal para a construção de passeios públicos. A proposta de Caçador foi uma das escolhidas entre diversos municípios catarinenses.
Veja também
Secretaria de Educação de Caçador realiza Semana Pedagógica
IPTU 2026 já está disponível no site da Prefeitura de Caçador
O texto final foi construído de forma colaborativa, unindo contribuições de cidades como Florianópolis e Guaramirim, resultando em uma proposta consolidada que agora representa oficialmente o estado de Santa Catarina na próxima fase.
Além da mobilidade, também foram aprovadas propostas nas áreas de habitação, segurança pública e investimentos, consideradas de grande relevância para o desenvolvimento urbano. Ao todo, foram eleitos 21 delegados e 21 suplentes do poder público para a etapa federal, além dos representantes da sociedade civil.
Por Caçador, Alexandre Schermach e Gabriele Bertotto ficaram como delegados suplentes, enquanto Vilmar Zollner, da sociedade civil, foi escolhido como delegado titular, representando o município e toda a região da AMARP na conferência nacional.
Alexandre destacou ainda que o município percebeu estar à frente em alguns aspectos de planejamento urbano quando comparado a outras cidades catarinenses, embora ainda existam desafios e a necessidade de buscar novos recursos e melhorias.
A etapa nacional da Conferência das Cidades está prevista para acontecer no final de fevereiro, em Brasília. Apesar de ainda haver algumas indefinições por parte do Governo Federal quanto à organização do evento, a expectativa é que essas questões sejam esclarecidas nos próximos dias, permitindo que os representantes possam defender as propostas catarinenses e de Caçador na capital federal.
A participação foi avaliada como extremamente positiva, com três dias intensos de debates e trocas de experiências, fortalecendo o papel de Caçador na construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano.



