Ícone do site PortalRBV

Caçador leva propostas à Conferência Estadual das Cidades

Caçador leva propostas à Conferência Estadual das Cidades

Foto: Divulgação

O município de Caçador esteve representado na Conferência Estadual das Cidades, realizada esta semana em Joinville, levando propostas debatidas e aprovadas na etapa municipal. A participação foi detalhada pelo presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Caçador (IPpUC), Alexandre Schermach.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo Alexandre, a conferência estadual é uma etapa fundamental dentro de um processo que funciona como uma “escada”, em que as propostas discutidas nos municípios sobem para o nível estadual e, posteriormente, federal.

Durante o encontro, os delegados tiveram a responsabilidade de defender, escolher e aperfeiçoar propostas que serão encaminhadas para a etapa nacional. Entre os destaques está a proposta relacionada à mobilidade urbana, que prevê incentivos e possíveis verbas do governo federal para a construção de passeios públicos. A proposta de Caçador foi uma das escolhidas entre diversos municípios catarinenses.

O texto final foi construído de forma colaborativa, unindo contribuições de cidades como Florianópolis e Guaramirim, resultando em uma proposta consolidada que agora representa oficialmente o estado de Santa Catarina na próxima fase.

Além da mobilidade, também foram aprovadas propostas nas áreas de habitação, segurança pública e investimentos, consideradas de grande relevância para o desenvolvimento urbano. Ao todo, foram eleitos 21 delegados e 21 suplentes do poder público para a etapa federal, além dos representantes da sociedade civil.

Por Caçador, Alexandre Schermach e Gabriele Bertotto ficaram como delegados suplentes, enquanto Vilmar Zollner, da sociedade civil, foi escolhido como delegado titular, representando o município e toda a região da AMARP na conferência nacional.

Alexandre destacou ainda que o município percebeu estar à frente em alguns aspectos de planejamento urbano quando comparado a outras cidades catarinenses, embora ainda existam desafios e a necessidade de buscar novos recursos e melhorias.

A etapa nacional da Conferência das Cidades está prevista para acontecer no final de fevereiro, em Brasília. Apesar de ainda haver algumas indefinições por parte do Governo Federal quanto à organização do evento, a expectativa é que essas questões sejam esclarecidas nos próximos dias, permitindo que os representantes possam defender as propostas catarinenses e de Caçador na capital federal.

A participação foi avaliada como extremamente positiva, com três dias intensos de debates e trocas de experiências, fortalecendo o papel de Caçador na construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile