Ícone do site PortalRBV

Corpo de Bombeiros de SC recebe 56 novos caminhões e reforça atendimento em 49 municípios catarinenses

Corpo de Bombeiros de SC recebe 56 novos caminhões e reforça atendimento em 49 municípios catarinenses

Foto: CBMSC | Imprensa

A estrutura operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) ganhou um importante reforço com a chegada de 56 novos caminhões destinados ao atendimento de emergências em diferentes regiões do estado. A entrega foi realizada pelo governador Jorginho Mello nesta semana e integra o maior processo de renovação de frota já promovido pela corporação.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Os novos veículos começam a ser incorporados aos quartéis e irão ampliar a capacidade de resposta em ocorrências de incêndio, resgate, salvamento e atendimento à população. Ao todo, serão beneficiados 49 municípios catarinenses, distribuídos entre o Extremo Oeste, Serra, Vale do Itajaí, Sul e Litoral.

Renovação estratégica fortalece operações

Do total entregue, 42 veículos são do modelo Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTR) e outros 14 são Auto Tanques (AT). A distribuição foi definida com base em critérios técnicos que levaram em consideração a idade das viaturas atualmente em operação, o volume de ocorrências e o crescimento populacional das regiões atendidas.

Segundo o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, a modernização da frota representa um avanço importante para a segurança da população catarinense.

“Cada caminhão entregue representa mais segurança para a população e melhores condições de trabalho para nossos bombeiros. Estamos renovando a frota de forma estratégica para garantir que os quartéis tenham equipamentos modernos, confiáveis e preparados para responder às emergências com mais rapidez e eficiência”, destaca o comandante-geral.

Entre os municípios contemplados com os novos ABTRs estão

Já os novos Auto Tanques serão destinados para cidades como

Tecnologia e mais eficiência no atendimento

Os caminhões entregues contam com recursos tecnológicos avançados, incluindo transmissão automática, sistemas eletrônicos de monitoramento e maior capacidade operacional. A modernização busca garantir mais eficiência no combate a incêndios e nas operações de resgate, além de oferecer melhores condições de segurança aos bombeiros militares durante as ocorrências.

Outro benefício importante está relacionado à redução dos custos de manutenção. Muitas unidades utilizavam viaturas com vários anos de serviço, o que aumentava a necessidade de reparos e diminuía a disponibilidade operacional.

Com a renovação, a corporação espera ampliar a confiabilidade dos equipamentos e assegurar uma resposta mais rápida e eficiente diante das emergências.

Municípios menores ganham reforço importante

A chegada das novas viaturas também representa um avanço significativo para cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos, onde o primeiro atendimento pode ser decisivo para o sucesso de uma ocorrência.

O comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Filipe da Silva Daminelli, destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da rede de atendimento.

“Ter equipamentos de ponta e tecnologia como os que estão sendo entregues hoje não significa apenas atender bem a comunidade, mas atender de forma mais eficiente. É garantir que o recurso vai chegar à cena da ocorrência para que a equipe possa fazer a diferença. Viaturas modernas representam mais confiabilidade operacional, mais segurança para os bombeiros e melhores condições de resposta”, ressalta.

Um dos exemplos citados pelo oficial é o município de Luís Alves, que receberá seu primeiro caminhão de combate a incêndio zero quilômetro.

“Estamos falando de uma cidade com aproximadamente 15 mil habitantes e que está distante cerca de 40 quilômetros da OBM mais próxima para prestar apoio. Quando ocorre um incêndio em uma cidade como essa, é fundamental que o primeiro atendimento seja exitoso, porque leva tempo até que recursos adicionais cheguem ao local. Por isso, a entrega desta viatura é tão importante. Ela fortalece a capacidade de resposta da cidade e aumenta a segurança da comunidade”, afirma.

Além de Luís Alves, municípios como Navegantes e Itajaí também serão beneficiados com novos equipamentos, acompanhando o crescimento populacional e econômico registrado na região.

Investimento amplia segurança da população

A renovação da frota faz parte do plano de modernização do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que vem investindo na aquisição de novos veículos e equipamentos nos últimos anos.

Para o prefeito de Saudades, Maciel Schneider, a entrega das novas viaturas reforça a capacidade de atendimento dos serviços de emergência.

“Com certeza é um momento ímpar para o nosso município e para toda a nossa região receber essas viaturas. Nós sempre primamos pelo atendimento rápido e, para isso, precisamos ter equipamentos de qualidade. Vemos que o Governo do Estado também tem essa preocupação em fortalecer o Corpo de Bombeiros do nosso município e de toda a região, fazendo com que o tempo de resposta seja cada vez mais rápido e que possamos atender nossa população com mais eficiência”, afirmou o prefeito.

Com a chegada dos 56 novos caminhões, o CBMSC avança na modernização da estrutura operacional e fortalece a capacidade de resposta em todas as regiões catarinenses, consolidando uma das frotas mais modernas do país.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile