A Defesa Civil de Santa Catarina iniciou, nesta sexta-feira (03), a instalação de uma nova estação hidrometeorológica em Videira, especificamente no Rio do Peixe. O equipamento foi fornecido e está sendo instalado pela Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil, com o objetivo de ampliar o monitoramento do nível do rio durante períodos de chuva intensa.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Essa ação busca fortalecer as estratégias de prevenção de desastres naturais, aumentando a segurança das comunidades próximas.
O novo sistema irá aprimorar o acompanhamento das condições climáticas, permitindo respostas mais rápidas e eficazes a possíveis situações de risco.
Durante a execução dos trabalhos, a Ponte Aderbal Ramos da Silva opera em meia pista. A interdição parcial ocorre ao longo da manhã e início da tarde desta sexta-feira.
Veja também
Paratleta de Videira vai representar SC nos Jogos Escolares Brasileiros
Governo aciona agências internacionais para trazer antídoto contra metanol ao país
Essa medida garante a segurança da equipe técnica e dos motoristas durante a instalação da estrutura.
A responsabilidade pela instalação e manutenção da estação é do Governo do Estado. O equipamento agora integra a rede estadual de estações meteorológicas, que envia dados atualizados em tempo real tanto para a Defesa Civil de Santa Catarina quanto para a equipe local de Videira.
Com essa estrutura tecnológica, é possível acompanhar volumes de chuva, níveis dos rios e vazões em várias regiões catarinenses.
A estação possui autonomia energética por meio de painéis solares e tecnologia de conectividade avançada, com acesso à internet via 5G e satélite. Isso assegura o envio contínuo das informações, mesmo em áreas remotas ou em situações de emergência climática.
Com essa inovação, Videira fortalece seu sistema de monitoramento e alerta meteorológico, aumentando sua capacidade de reação diante de eventos extremos.
