Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Evento debate regularização fundiária e avanço imobiliário

Encontro organizado pela Acic e Fiesc debateu alternativas para impulsionar o setor

A regularização fundiária e as alternativas para impulsionar o desenvolvimento imobiliário foram temas de um encontro promovido na manhã desta terça-feira (25) pela Associação Empresarial de Caçador (Acic) e pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O evento reuniu empresários, corretores de imóveis, engenheiros, integrantes do Núcleo Imobiliário, investidores e lideranças regionais para debater soluções que destravem o crescimento econômico do município.

Publicidade

A escassez de moradias e de áreas disponíveis para novos investimentos imobiliários tem sido apontada como um dos principais entraves ao avanço de Caçador, dificultando a retenção de talentos e afastando investidores.

Para esclarecer procedimentos, legislações e oportunidades, o tema foi apresentado por Renato Martins Silva, responsável pelo Registro de Imóveis de Caçador e Diretor de Regularização Fundiária do Registro de Imóveis do Brasil – Seção Santa Catarina. Durante sua exposição, ele também respondeu a diversas dúvidas dos participantes.

Entre os pontos centrais da palestra, Renato destacou a Lei da Regularização Fundiária Urbana (Reurb), sancionada pelo Governo Federal por meio da Lei nº 13.465/2017. A legislação estabelece medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais para a regularização de núcleos urbanos, garantindo titularidade aos ocupantes e permitindo investimentos públicos em infraestrutura, saneamento, energia elétrica e integração social.

O processo de Reurb pode ser solicitado por cidadãos, Defensoria Pública, Ministério Público ou entes governamentais, mas depende da decisão do município e do cumprimento de critérios técnicos. “Eventos como este são fundamentais para dar visibilidade à lei e cobrar sua aplicação pelos gestores públicos, trazendo benefícios para toda a comunidade”, enfatizou Renato.

O vice-presidente regional da Fiesc, Leonir Tesser, reforçou a relevância da iniciativa diante da escassez de moradias no município. “Hoje mostramos que é possível regularizar imóveis urbanos, garantindo acesso a linhas de crédito e segurança jurídica. A prefeitura tem papel essencial nesse processo, e a população precisa aproveitar essa oportunidade para sair da informalidade”, afirmou.

Para Leandro Bello, vice-presidente da Acic, o problema se estende por todo o país. “Entre 30 e 40 milhões de imóveis não estão totalmente legalizados, afetando mais da metade dos domicílios urbanos.” Ele destacou a importância da união entre as entidades. “Quando entidades se unem para esclarecer temas complexos e propor soluções, toda a comunidade ganha. Eventos como este fortalecem a integração entre setor produtivo, poder público e sociedade, criando caminhos para novas oportunidades”, ressaltou.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Ascom Acic

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Lembre as novelas de maior sucesso de Manoel Carlos

Um dos maiores autores da teledramaturgia brasileira, Manoel Carlos...

Resultado do Enem será divulgado no dia 16 de janeiro

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

O Agente Secreto faz cinema brasileiro chegar forte ao Globo de Ouro

O Brasil volta a experimentar um clima de final...

Bolsonaro tem perda de equilíbrio por medicamentos na prisão

Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que...

Mais Lidas da semana

Homem é baleado em tentativa de homicídio no interior de Caçador

Homem é baleado em tentativa de homicídio no interior...

Homem mata esposa e filha e morre após confronto com a PM

Um crime grave registrado na manhã desta sexta-feira (9)...

Bíblia permanece intacta após incêndio em Caçador

Um detalhe comovente e que chamou a atenção da...

Suspeitos levaram cabeça de adolescente como “troféu” em SC

Um adolescente de 15 anos foi brutalmente assassinado em...

Adolescente envenena marmita dos pais após briga

Uma adolescente de 17 anos foi apreendida em flagrante...

Outros Tópicos Interessantes