O mais ambicioso projeto ferroviário em andamento em Santa Catarina já alcançou 75% de execução e segue em ritmo acelerado. A iniciativa trata da implantação de uma nova ferrovia entre os municípios de Chapecó e Correia Pinto, abrangendo um trecho de 319 quilômetros. A expectativa é de que o projeto básico seja finalizado até março de 2026, conforme o cronograma atualizado.
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Assim que esse estágio for concluído, será a vez da elaboração do projeto executivo e da futura execução das obras. A previsão é que ambos os processos estejam incluídos em um mesmo pacote, a ser concedido à iniciativa privada.
No entanto, o desafio principal está no investimento necessário: um total estimado em US$ 2 bilhões, ou cerca de R$ 11 bilhões.
Até o momento, não há uma fonte de recursos definida nem um modelo de financiamento estruturado. Dessa forma, não é possível prever quando as obras poderão realmente começar.
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De Ferrovia do Frango a Corredor Ferroviário de SC
A proposta da ferrovia não é recente. A ideia inicial surgiu ainda nos anos 1980, sendo incorporada a planos federais no início dos anos 2000.
Conhecida originalmente como Ferrovia do Frango, o projeto buscava criar um corredor logístico para escoar a produção de aves do Oeste catarinense aos portos.
Neste ano, o governo estadual solicitou ao governo federal uma mudança no nome do projeto, que agora se chama Corredor Ferroviário de Santa Catarina. O motivo da alteração, segundo o governo, é a previsão de transportar uma variedade maior de cargas além das aves.
Como o projeto integra o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), está previsto para estudos de concessão via Parceria Público-Privada (PPP).
A autorização para a elaboração do projeto básico foi concedida no final de 2022, e o contrato sofreu algumas prorrogações. O custo atual da fase de planejamento é de R$ 28 milhões.
Outros projetos ferroviários também estão em análise
Além da ferrovia Chapecó–Correia Pinto, o Estado trabalha em outro projeto importante. Trata-se da ferrovia de 62 quilômetros entre Araquari e Navegantes, com o objetivo de conectar dois complexos portuários estratégicos: São Francisco do Sul e Itajaí/Navegantes.
Outros traçados ferroviários em Santa Catarina ainda se encontram em fase inicial, com estudos em andamento, mas sem cronograma definido. Alguns deles foram desenvolvidos pela antiga Valec, estatal de infraestrutura ferroviária incorporada à nova empresa pública Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes.
A última ferrovia inaugurada no estado foi o ramal entre Lages e Vacaria (RS), entregue em 1969. Desde então, Santa Catarina não recebe investimentos significativos no setor ferroviário.
Agora, com o avanço do Corredor Ferroviário e novas perspectivas de integração logística, o Estado vislumbra um futuro com maior competitividade e alternativas ao transporte rodoviário.