O município de Ibiam, no Meio-Oeste catarinense, conta agora com um sistema de coleta seletiva de resíduos que fortalece as ações de sustentabilidade e preservação ambiental. A ação abrange tanto a área urbana quanto rural.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A Administração Municipal, por meio da empresa VT Engenharia, organizou um cronograma regular para facilitar a separação correta do lixo por parte da população.
No perímetro urbano, a coleta seletiva — destinada a resíduos recicláveis como plástico, vidro e papel — ocorre sempre às segundas-feiras pela manhã. Já o lixo orgânico é recolhido às terças, quintas e sábados à tarde.
Na zona rural, a coleta de orgânicos acontece às quintas-feiras, nos pontos que já contam com lixeiras alocadas pelo município. A coleta seletiva rural é realizada na última segunda-feira de cada mês, também em locais previamente definidos.
O prefeito Camilo Gatti reforça que o serviço é contínuo e abrange todas as regiões do município. Ele destaca a importância da colaboração da comunidade para o sucesso do projeto:
“Peço que todos se organizem. Separem os recicláveis na segunda, deixem os orgânicos nos dias certos e identifiquem corretamente materiais cortantes, como vidro, para facilitar o trabalho das equipes. A coleta funciona toda semana, o mês inteiro. Vamos manter Ibiam limpa e sustentável”, afirmou.
Além de garantir mais eficiência e economia ao município, o novo modelo de coleta contribui com o bem-estar da população e o respeito ao meio ambiente.
A Administração lembra: separar o lixo corretamente é um ato de cidadania.