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Mudanças no trânsito já estão valendo em Videira 

Moradores e motoristas que passaram pelas ruas Saul Brandalise, Brasil, Dom Pedro II e Praça Nereu Ramos já convivem com a nova sinalização; prefeitura comemora resultados iniciais

Fonte:
Ernesto Júnior e Fabiano Trindade | RBV Rádios

Neste domingo, 6 de abril, desde às 6h da manhã, o trânsito na região central de Videira passou por alterações significativas. As mudanças impactaram diretamente ruas estratégicas como Saul Brandalise, Brasil, Dom Pedro II, além dos arredores da Praça Nereu Ramos. A iniciativa da Prefeitura de Videira faz parte de uma das bandeiras assumidas nas eleições de 2024, agora colocada em prática após uma consulta pública realizada no início deste ano.

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Segundo o prefeito Wilmar Carelli, os primeiros sinais são promissores, embora ele ressalte que ainda é cedo para afirmar que tudo ocorreu como planejado. “Deu praticamente tudo certo, mas ainda existem alguns gargalos que precisamos analisar com carinho e atenção. No geral, está funcionando bem dentro do que esperávamos”, declarou o gestor.

As mudanças no trânsito de Videira integram um plano mais amplo de reestruturação da mobilidade urbana, com foco na fluidez do tráfego e na segurança de motoristas e pedestres. “A opinião que vale agora é a de quem está passando por aqui e nos dizendo que está satisfeito. Isso nos dá mais segurança para seguir com os ajustes necessários”, completou o prefeito.

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O secretário de Planejamento, Luiz Fernando Gardini, reforçou que os próximos dias ainda serão de testes e observações. “Essa é uma fase experimental. Precisamos avaliar os impactos e fazer os ajustes necessários. Por exemplo, já modificamos o acesso para quem está próximo ao Sicredi poder acessar a Dom Pedro II sentido ao Subway, o que deve melhorar o fluxo na área da Caixa Econômica”, explicou Gardini.

Além da reorganização do tráfego, a prefeitura planeja o reposicionamento de faixas de pedestres e instalação de lombadas. Segundo Gardini, é preciso levar em conta a visibilidade, curvas e segurança geral antes da instalação. “Não é só onde precisa, é onde é possível colocar com segurança. O objetivo é integrar todos os modais de transporte e minimizar impactos no deslocamento da população”, disse.

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