A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Videira realizou nesta quarta-feira (05) um importante mutirão no Cemitério Jardim da Saudade, intensificando as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O trabalho foi conduzido pelos agentes do setor de endemias, com o apoio de profissionais da saúde e estudantes de enfermagem.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
De acordo com a bióloga Luciely Zago, responsável pela coordenação das atividades, o objetivo principal é eliminar locais que possam acumular água.
“Hoje, dedicamos o dia a realizar mutirões em todos os cemitérios do município, começando aqui no Jardim da Saudade. O objetivo é remover todos os plásticos dos vasos de flores, pois estes materiais podem acumular água e se tornar criadouros do mosquito da dengue”, explicou.
Segundo Luciely, a Secretaria também orientou floriculturas sobre formas corretas de evitar o acúmulo de água nos vasos. Ela reforça que essa parceria com os comerciantes e a população tem sido essencial para o sucesso das ações.
Veja também
Mais de 34 mil crianças e adolescentes vivem em união conjugal no Brasil
Homem é baleado nas mãos em SC; polícia investiga punição por furto
A bióloga destacou ainda que a equipe é composta por 12 agentes de endemias, e à tarde o grupo contará com o apoio de enfermeiras e estudantes da Unoesc, coordenados pela professora Alessandra. A mobilização busca reduzir focos de proliferação do mosquito e, consequentemente, os casos de dengue na cidade.
Luciely lembrou que, além dos cemitérios, é fundamental que cada morador mantenha atenção redobrada em casa.
“A prevenção é a medida mais eficaz. Pedimos que a população esteja atenta ao descarte de lixo e aos cuidados com flores e pratinhos”, ressaltou.
Ela reforçou que, sem a colaboração da comunidade, o próximo verão poderá trazer novos desafios no controle da doença.
Programa “Bota Fora”,
Além das ações nos cemitérios, a Secretaria também está ampliando o programa “Bota Fora”, que recolhe entulhos, pneus e eletrônicos em diferentes bairros.
A primeira edição, realizada no bairro Oficina, foi um sucesso, com a coleta de quatro mil toneladas de entulho, 84 pneus e 680 quilos de eletrônicos e eletrodomésticos.
A próxima etapa ocorrerá na Vila Verde, com ampla divulgação nas rádios, redes sociais e carros de som.

