A Prefeitura de Caçador, em parceria com a BRK Ambiental, deu início nesta quarta-feira (15) às obras do novo Sistema de Esgotamento Sanitário, dentro do programa Saneamento Legal.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
As primeiras frentes de trabalho estão concentradas no bairro Martello, ponto de partida do cronograma que se estenderá por toda a cidade. A Rua João Angeli foi a primeira a receber as equipes, ainda nas primeiras horas da manhã.
O bairro foi dividido em oito bacias para garantir o avanço organizado das atividades, com até seis frentes simultâneas. Conforme o cronograma, as obras chegarão também aos bairros Alto Bonito e Berger.
“Depois de muito planejamento, hoje é um marco que vai impactar a qualidade de vida dos caçadorenses. Temos a estimativa de cerca de sete dias de trabalho em cada rua, já com a recomposição do asfalto na sequência”, explicou o gerente de operações da BRK em Caçador, Guilherme Pimentel.
A previsão é de que esta etapa seja concluída até dezembro de 2027. Até lá, as residências não devem se interligar ao sistema — a BRK fará as orientações técnicas quando o serviço estiver pronto para as conexões.
O prefeito Alencar Mendes acompanhou o início dos trabalhos e destacou a importância do momento para a cidade. “É um processo que significa mais saúde, mais estrutura e um marco de cuidado com o meio ambiente. Saneamento básico é essencial para uma cidade sustentável e com qualidade de vida”, afirmou.
O prefeito ressaltou ainda que o projeto exigirá compreensão e colaboração da comunidade durante os próximos anos. “Teremos intervenções em diversas partes da cidade. É um processo que precisa do apoio da população para que Caçador se torne ambientalmente correta e possa se beneficiar disso”, completou.
O projeto contempla 220 km de redes coletoras, 3 km de interceptores, 17 km de linhas de recalque, 37 estações elevatórias e uma Estação de Tratamento na SC-135, com capacidade inicial de 80 litros por segundo. O investimento total ultrapassa R$ 170 milhões, com previsão de 90% de cobertura da área urbana até 2033.
Além dos benefícios ambientais e de saúde pública, as obras devem gerar cerca de 88 empregos diretos e mais de 200 indiretos.
Para reduzir impactos no cotidiano da população, a BRK promove reuniões comunitárias, visitas porta a porta e ações educativas nos bairros. Motoristas podem acompanhar as alterações no trânsito em tempo real, por aplicativos como Waze e Google Maps.
A ampliação do sistema de esgoto marca um novo ciclo de desenvolvimento sustentável para Caçador.