A passarela Augusto Francio foi oficialmente denominada e inaugurada no dia 26 de novembro de 2025, em Caçador. A estrutura, construída sobre o Rio do Peixe, simboliza um avanço importante na mobilidade urbana e passa a homenagear o empresário que foi figura marcante e querida na história do município.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Durante o ato, o presidente do IPPUC, Alexandre Schermach, falou sobre a trajetória da obra e o significado da homenagem. Ele explicou que o projeto surgiu após pesquisas históricas apontarem a existência de uma antiga ponte na região, o que reforçou a importância de restabelecer uma ligação entre os dois lados do rio.
Segundo Alexandre, a necessidade ficou ainda mais evidente após a revitalização da Feira do Produtor Rural. “As pessoas, tanto de bicicleta quanto a pé, precisavam se deslocar por longas distâncias, utilizando a ponte do estádio ou da antiga rodoviária. A nova passarela seria o caminho ideal para encurtar esse trajeto”, afirmou.
Veja também
Presidente da Frameport destaca desafios e projetos com colaboradores
Diocese de Caçador anuncia lista de transferências do Clero para 2026
O projeto exigiu a contratação de engenheiros civis e mecânicos e passou por licitação, vencida por uma empresa de Minas Gerais, responsável pelos cálculos da estrutura. Em seguida, iniciou-se a fundação para posteriormente licitar a etapa da passarela. Entretanto, problemas técnicos entre o encaixe do projeto e as fundações fizeram o processo ser interrompido.
Na sequência, a pandemia provocou forte aumento nos preços dos metais, praticamente dobrando o custo da obra. “Antes de 2020, o valor era de cerca de R$ 450 mil. No final, chegou a R$ 880 mil”, explicou Alexandre. Mesmo com os desafios, o compromisso de entregar a passarela foi mantido.
A ordem de serviço foi assinada em 15 de dezembro de 2021, e a obra ficou sob responsabilidade da empresa catarinense OTMX Otimizar. A estrutura foi construída em módulos, devido à complexidade técnica.
A denominação Augusto Francio foi escolhida como homenagem ao empresário da Frameport que sempre desempenhou o papel de “conectar pessoas”. A decisão contou com o apoio da família e foi oficializada pela Câmara de Vereadores. “A ponte cai muito bem para o seu Augusto. Ele sempre foi exemplo de ligação humana e profissional”, destacou.

