Ponte entre Macieira e Caçador segue sem reparos e preocupa moradores

Problema estrutural se arrasta há meses no Meio-Oeste de SC; moradores seguem cruzando a ponte em situação precária

A ponte de madeira sobre o Rio São Pedro, que liga as cidades de Macieira e Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina, continua em situação crítica, aguardando reparos emergenciais. A estrutura, localizada na comunidade de São Domingos, está deteriorada e representa risco para quem precisa utilizá-la diariamente.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A situação se arrasta há meses, e mesmo com sérios problemas estruturais, a ponte ainda é usada por veículos que circulam entre as comunidades e os dois municípios.

Publicidade

Veja também:

CDL Videira divulga calendário de ações para maio e junho

Diretoria do Joaçaba Futsal justifica jogos em Videira com nota oficial

Ponte entre Macieira e Caçador segue sem reparos e preocupa moradores; assista:

Ponte entre Macieira e Caçador preocupa pela falta de segurança

No dia 3 de dezembro de 2024, a reportagem da Rádio Videira esteve no local e constatou o estado precário da ponte, que afeta diretamente a mobilidade dos moradores. Em períodos de chuvas intensas, a estrutura é encoberta pelas águas do Rio São Pedro, agravando a situação e dificultando o tráfego.

Diante da insegurança, um caminho alternativo foi aberto para que caminhões pesados possam seguir viagem. No entanto, essa rota improvisada exige que os motoristas atravessem o leito do rio, o que também não oferece segurança adequada, principalmente em épocas de chuva.

Prefeituras anunciaram reforma da ponte, mas obra ainda não saiu do papel

Em 13 de março de 2025, as Prefeituras de Macieira e Caçador anunciaram que iriam revitalizar a ponte sobre o Rio São Pedro, que conecta as comunidades de São Domingos e Tamanduá. Na ocasião, a prefeita de Macieira, Simone Zanella, reconheceu o estado precário da estrutura e afirmou que a situação exigia reparos urgentes.

Segundo nota divulgada à época, a Prefeitura de Macieira já havia realizado o levantamento topográfico e iniciado o projeto de reforma, com previsão de conclusão em 20 dias. O plano incluía:

  • Elevação da ponte em 40 a 50 centímetros
  • Reforço dos pilares com concreto armado
  • Substituição dos tablados de madeira
  • Reforço da estrutura metálica superior

No entanto, após o término do projeto, seria feito o levantamento de custos para divisão entre os dois municípios e posterior abertura de processo licitatório, o que ainda não aconteceu até o momento.

Estradas alternativas recebem manutenção, mas não resolvem o problema

A Prefeitura de Caçador, em nota divulgada em março, afirmou que a Linha Tamanduá não estava isolada e que havia rotas alternativas sendo mantidas pela Secretaria de Infraestrutura. Contudo, moradores relatam que a principal ligação entre as comunidades ainda depende da ponte em más condições.

Na manhã desta terça-feira (29), a equipe de reportagem entrou em contato com as administrações municipais. A prefeita Simone Zanela, de Macieira, informou que estava resolvendo questões internas e retornaria mais tarde. Já o secretário de Infraestrutura de Caçador, Valdir Medeiros de Oliveira, afirmou que enviaria uma resposta até a tarde desta terça-feira.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ernesto Júnior | Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Quarta-feira será de sol e frio em Santa Catarina

A quarta-feira (13) será marcada pelo tempo firme em...

Videira/Joaçaba estreia com vitória na Copa Sul Cadete de Handebol Feminino

A equipe combinada de Videira e Joaçaba começou com...

Homem esfaqueia a ex-companheira e foge com filho em Canoinhas

Uma ocorrência de violência doméstica mobilizou equipes da Polícia...

Corrida e Caminhada Bella Cittá abre inscrições para 2ª edição em Arroio Trinta

Estão abertas as inscrições para a segunda edição da...

Câmara de Videira vota cinco projetos em sessão dupla

A Câmara de Vereadores de Videira se reúne na...

“O Pequeno Príncipe” chega ao Meio-Oeste com apresentações gratuitas

O clássico da literatura mundial “O Pequeno Príncipe”, de...

Motorista perde controle e carro fica prensado entre muro e poste

Uma motorista levou um grande susto após perder o...

Uniarp cumpre agenda no Parlamento Latino-Americano e Caribenho

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp)...