Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Mais de 9,5 mil presos de SC atuam em projetos de trabalho e ressocialização

No Estado, 33% da população carcerária exerce alguma forma de trabalho

Santa Catarina se mantém como referência no Brasil na inclusão de pessoas privadas de liberdade no trabalho. Dados recentes apontam que cerca de 33% dos presos do Estado estão empregados. Esse percentual representa mais de 9,5 mil internos, dos quais 7,9 mil atuam em atividades dentro das unidades prisionais e 1,6 mil em frentes externas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O Estado possui 217 parcerias laborais ativas, com 51 novos termos firmados apenas em 2025. Somente neste ano, 33 editais de contratação de mão de obra prisional já beneficiaram aproximadamente 2,9 mil detentos.

Publicidade

Outros oito editais estão em fase de publicação, ampliando ainda mais as oportunidades de trabalho para a população carcerária.

Judiciário e políticas de reintegração

O desembargador Roberto Lucas Pacheco, presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização dos Sistemas Prisional e Socioeducativo do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, representou o Judiciário estadual na 4ª Mostra Laboral do Sistema Prisional.

O evento ocorreu no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, e reuniu autoridades, especialistas e parceiros institucionais.

Durante o painel “Da ressocialização às oportunidades: políticas públicas e estratégias de empregabilidade para pessoas egressas”, Pacheco apresentou projetos voltados ao incentivo do trabalho prisional.

Ele também destacou ações de qualificação profissional e medidas para melhorar a empregabilidade dos presos que deixam o sistema prisional.

Segundo o desembargador, essas iniciativas reforçam “o papel do Judiciário na articulação interinstitucional e no acompanhamento das políticas voltadas a esse público”.

Avanços no trabalho interno e externo

O governador Jorginho Mello assinou, na programação do evento, um termo de parceria com o Banco do Brasil para criar a Conta Pecúlio. A medida moderniza a gestão financeira do trabalho prisional em SC.

A iniciativa permitirá que mais de 9 mil presos recebam remuneração por meio de contas individuais, com 25% dos valores destinados ao pecúlio e 50% movimentados por cartões pré-pagos.

O novo modelo substitui as antigas contas centralizadas, oferecendo mais autonomia, transparência e responsabilidade aos internos.

Mostra Laboral fortalece políticas de ressocialização

Realizada nos dias 12 e 13 de novembro pela Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (SEJURI), a 4ª Mostra Laboral destacou produtos confeccionados por detentos.

O evento promoveu seminários, painéis e rodas de conversa, reunindo empresas conveniadas, gestores públicos e especialistas.

As discussões abordaram boas práticas, educação, saúde e estratégias de empregabilidade, consolidando SC como referência em ressocialização por meio do trabalho.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Guararema

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Torcedor do Brusque faz gesto de avião caindo em jogo contra a Chape

Um episódio lamentável marcou a semifinal do Campeonato Catarinense...

Morre Badeco, ícone do vôlei catarinense

O voleibol catarinense perdeu uma de suas maiores referências....

Terça-feira de carnaval terá temporais e calor acima dos 35°C

A terça-feira (17) de carnaval será marcada por condições...

Rita Martini, voz das rádios de Caçador, é homenageada pelo Dia do Repórter

Nesta segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026, o trabalho...

Matos Costa investe R$ 504 mil em saneamento e escolas

A administração municipal de Matos Costa oficializou a assinatura...

Mais Lidas da semana

Homem é hospitalizado após briga no centro de Caçador

Uma briga envolvendo dois homens terminou com um dos...

Catarinense será a primeira técnica do Mirassol feminino

Nesta segunda-feira (9), o Mirassol Futebol Clube, do interior...

Morre Pedro Rodrigues Alves, proprietário da Funerária Rodrigues Alves, aos 54 anos em Videira

A cidade de Videira (SC) amanheceu consternada com a...

Hospital Maice promove bazar com produtos da Receita Federal

O Hospital Maice promove no dia 7 de março,...

Inadimplência em Videira cresce e preocupa comerciantes

A inadimplência em Videira apresenta crescimento preocupante, segundo o...

Outros Tópicos Interessantes