Um homem de 45 anos foi preso em flagrante nesta quarta-feira (23), em José Boiteux, no Vale do Itajaí, acusado de tráfico de drogas. A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) descobriu uma enorme plantação de maconha em um terreno particular, com mais de 138 mil pés da planta cultivados ao ar livre.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O suspeito, natural de Santa Catarina e sem antecedentes criminais, estava cuidando da plantação em sua propriedade quando foi detido.
A prisão ocorreu por volta das 16h15 e o homem foi encaminhado à delegacia local para os procedimentos legais.
Além da grande quantidade de pés de maconha, a PMSC apreendeu três armas no local: um revólver calibre 38, uma carabina calibre 24 e uma espingarda calibre 28, reforçando a gravidade da situação.
Veja também
Indígenas em 21 cidades de SC recebem apoio para alimentação saudável e agricultura familiar
Nova entrega de embalagens para descarte correto de recicláveis em Videira inicia na próxima semana
Superplantação que pode gerar até 31 toneladas de maconha
Para dimensionar o tamanho da plantação, os 138 mil pés ocupam uma área equivalente a cinco campos de futebol.
De acordo com o site americano Leafly, especializado em Cannabis, uma planta cultivada ao ar livre pode produzir, em média, 224 gramas de maconha seca. Isso significa que a colheita total poderia chegar a impressionantes 31 toneladas da droga.
Com base no valor estimado do mercado ilegal, essa quantidade poderia gerar entre R$ 74 milhões e R$ 185 milhões, variando conforme a região e a forma de venda da maconha. Além disso, essas 31 toneladas poderiam ser usadas para fabricar de 31 milhões a 62 milhões de baseados, dependendo do tamanho.
A Polícia segue investigando para identificar se há outras pessoas envolvidas na operação criminosa. O caso reforça a necessidade de ações intensas contra o tráfico e o cultivo ilegal de drogas em Santa Catarina.