Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Morre a primeira diretora do Hospital Maice

Irmã Leontina morreu aos 93 anos. Ela atuou no hospital em Caçador por 16 anos

A Irmã Leontina Caliman faleceu no dia 21 de dezembro de 2024, com 93 anos de idade e 72 de Vida Consagrada. Ela foi a primeira diretora do hospital Maice.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A irmã Leontina Caliman nasceu dia 29 de agosto de 1931, em Venda Nova/ES. Desde cedo cultivou o desejo de ser Religiosa, influenciada pelas tias paternas: Irmã Maria Fernanda e Irmã Maria Angelina Caliman. Frequentou o Juvenato até 1949, quando entrou para o Postulantado.  Após um ano, recebeu o Hábito e fez dois anos de Noviciado. No dia 18 de janeiro de 1952, fez a Profissão Religiosa e teve início a sua missão. Fez a Escola de Enfermagem Luiza de Marilac, no Matoso, Rio de Janeiro, com as Irmãs de Caridade. Concluiu em março de 1955. Sentiu a presença de Deus, abençoando sua vocação e seus estudos. Atuou no setor de Enfermagem do Hospital Dr. João Felício, em Juiz de Fora por 13 anos.

Publicidade

Em 1979, com a inauguração do Hospital Maice em Caçador/SC, foi designada pela Madre Geral, Irmã Maria dos Anjos Martins, como Diretora. Irmã Leontina atuou no Hospital Maice por 16 anos, de 1979 a 1994, como Diretora, Enfermeira, Conselheira e Diretora Geral.

Veja também

Padre Milton Zonta: Videirense retorna após 18 anos no Vaticano

Prepare um delicioso biscoito de gengibre neste Natal

Atendendo sempre a determinação da Superiora Geral, trabalhou em Rio das Antas, no Hospital Nossa Senhora dos Anjos, de 1995 a 1999, como Superiora e Diretora. Em Fraiburgo/SC, no Hospital Divino Espírito Santo, foi Superiora e Diretora, no ano de 2000. Em 2004, na Casa de Repouso Madre Maria São Miguel, em Juiz de Fora/MG, assumiu a missão de Superiora e Diretora.

Em sua autobiografia, irmã Leontina registra este agradecimento: “Ao bom Deus, meu profundo agradecimento. A Nossa Senhora dos Anjos, que me acompanhou sempre, minha terna gratidão, e, à Congregação, da qual faço parte, pelo apoio, compreensão e amizade, meu agradecimento e o compromisso de continuar servindo!”.

Que do Céu ela interceda especialmente por todas nós, suas Irmãs da Congregação dos Santos Anjos e pela Causa do Hospital Maicé!

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Fonte:
Fonte: Arquivo do Centro da Memória (CMCSA)

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Jovem é detido após queda de moto em Salto Veloso

Um jovem de 19 anos foi detido após sofrer...

Revitalização do Ginásio Ney Douglas Bello está em licitação

A Prefeitura de Caçador, por meio do IPPUC e...

Confira os setores beneficiados com a derrubada do tarifaço dos EUA

A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de...

Uniarp confirma apoio ao Seminário de Doação de Órgãos do Hospital Maice

Nesta sexta-feira (20), a Reitoria da UNIARP recebeu a...

Três ciclistas morrem em atropelamento no RS

Três ciclistas morreram após serem atropelados por um carro...

Mais Lidas da semana

Temporal provoca destelhamentos e danos em Iomerê

Um forte temporal com ventos intensos atingiu a cidade...

Morre Pedro Rodrigues Alves, proprietário da Funerária Rodrigues Alves, aos 54 anos em Videira

A cidade de Videira (SC) amanheceu consternada com a...

Polícia Militar registra mais de 15 mil inscritos para vagas temporárias

Foram encerradas na semana passada as inscrições para o...

Grave acidente na SC-350 deixa motorista preso às ferragens

Os Bombeiros Voluntários de Caçador atenderam um grave acidente...

Seis tetraplégicos voltam a andar graças a cientista brasileira

Após quase três décadas de pesquisa dedicada, a cientista...

Outros Tópicos Interessantes