Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Morre a primeira diretora do Hospital Maice

Irmã Leontina morreu aos 93 anos. Ela atuou no hospital em Caçador por 16 anos

A Irmã Leontina Caliman faleceu no dia 21 de dezembro de 2024, com 93 anos de idade e 72 de Vida Consagrada. Ela foi a primeira diretora do hospital Maice.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A irmã Leontina Caliman nasceu dia 29 de agosto de 1931, em Venda Nova/ES. Desde cedo cultivou o desejo de ser Religiosa, influenciada pelas tias paternas: Irmã Maria Fernanda e Irmã Maria Angelina Caliman. Frequentou o Juvenato até 1949, quando entrou para o Postulantado.  Após um ano, recebeu o Hábito e fez dois anos de Noviciado. No dia 18 de janeiro de 1952, fez a Profissão Religiosa e teve início a sua missão. Fez a Escola de Enfermagem Luiza de Marilac, no Matoso, Rio de Janeiro, com as Irmãs de Caridade. Concluiu em março de 1955. Sentiu a presença de Deus, abençoando sua vocação e seus estudos. Atuou no setor de Enfermagem do Hospital Dr. João Felício, em Juiz de Fora por 13 anos.

Publicidade

Em 1979, com a inauguração do Hospital Maice em Caçador/SC, foi designada pela Madre Geral, Irmã Maria dos Anjos Martins, como Diretora. Irmã Leontina atuou no Hospital Maice por 16 anos, de 1979 a 1994, como Diretora, Enfermeira, Conselheira e Diretora Geral.

Veja também

Padre Milton Zonta: Videirense retorna após 18 anos no Vaticano

Prepare um delicioso biscoito de gengibre neste Natal

Atendendo sempre a determinação da Superiora Geral, trabalhou em Rio das Antas, no Hospital Nossa Senhora dos Anjos, de 1995 a 1999, como Superiora e Diretora. Em Fraiburgo/SC, no Hospital Divino Espírito Santo, foi Superiora e Diretora, no ano de 2000. Em 2004, na Casa de Repouso Madre Maria São Miguel, em Juiz de Fora/MG, assumiu a missão de Superiora e Diretora.

Em sua autobiografia, irmã Leontina registra este agradecimento: “Ao bom Deus, meu profundo agradecimento. A Nossa Senhora dos Anjos, que me acompanhou sempre, minha terna gratidão, e, à Congregação, da qual faço parte, pelo apoio, compreensão e amizade, meu agradecimento e o compromisso de continuar servindo!”.

Que do Céu ela interceda especialmente por todas nós, suas Irmãs da Congregação dos Santos Anjos e pela Causa do Hospital Maicé!

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Fonte:
Fonte: Arquivo do Centro da Memória (CMCSA)

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Copa de Bocha Juvenil reúne mais de 150 jovens atletas em Salto Veloso

Salto Veloso viveu um fim de semana histórico entre...

Homem morre eletrocutado em Lebon Régis

Um homem morreu eletrocutado na localidade de Faxinal São...

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher realiza mais de 940 exames em Videira

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher já realizou mais...

Aluno recebe cadeira motorizada e ganha autonomia na escola

Aluno recebe cadeira motorizada e ganha autonomia na escola....

Falha global da Cloudflare deixa sites e aplicativos fora do ar

O serviço de distribuição de conteúdo em nuvem Cloudflare...

Mais Lidas da semana

Zé Trovão cumpre agenda política em Videira nesta segunda-feira

O deputado federal Zé Trovão (PL), cumpre uma extensa...

Homem mata esposa e filha e comete suicídio em cidade catarinense

Um crime de extrema violência chocou o município de...

Homem embriagado é preso após perseguição com máquina agrícola em Fraiburgo

Na noite desta terça-feira (11), a Polícia Militar de...

Homem morre após levar soco durante desentendimento

Homem morre após levar soco durante desentendimento doméstico ocorrido...

Ônibus de banda catarinense se envolve em colisão e deixa um morto e feridos

Um grave acidente deixou uma pessoa morta e sete...

Outros Tópicos Interessantes