A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Habitação de Videira realizou, na terça-feira, dia 27, a primeira assembleia do ano com o objetivo de compor oficialmente o Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social e eleger a nova diretoria que conduzirá os trabalhos no próximo biênio. A reunião marcou um momento importante para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à moradia no município.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Durante a assembleia, os conselheiros elegeram José das Neves Olivo, empresário e representante da CDL, para a presidência do Conselho.
Para o cargo de vice-presidente, foi escolhido Luiz Fernando Gardini, secretário municipal de Obras e Projetos. Já a função de secretário ficou com Guilherme Konzler, representante da AREAVID.
A nova diretoria assume com o compromisso de ampliar o diálogo e promover avanços concretos na área habitacional.
Veja também
Bombeiros de SC abrem concurso com 110 vagas em todo estado
Tangará inicia vacinação contra dengue para jovens de 10 a 14 anos
Conselho inicia novo ciclo de diálogo e planejamento
A reunião foi coordenada pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Mara Paz Maurício, que destacou a importância da formação do novo Conselho, especialmente em um momento de reestruturação administrativa do município.
Segundo ela, a criação recente da secretaria aliada à atuação do Conselho representa o início de um novo ciclo de planejamento e construção coletiva de políticas públicas voltadas à moradia.
“A composição do Conselho amplia a capacidade de resposta do poder público às demandas habitacionais da população. Temos ciência que só conseguiremos avançar com políticas eficazes se ouvirmos todos os setores envolvidos, por isso o Conselho é composto de forma tão plural”.
O Conselho atuará no período de 2026 a 2028, com representação paritária entre o poder público e a sociedade civil, contando com 10 membros titulares e 10 suplentes.
Pelo segmento governamental, integram o grupo representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Assistência Social e Trabalho, Obras e Projetos, Administração e Procuradoria Geral.
Programa habitacional e próximas ações
Já entre os representantes da sociedade civil, o Conselho reúne membros
- do setor imobiliário,
- profissionais liberais ligados à construção civil,
- a AREAVID,
- a CDL, a
- ACIAV,
- além de entidades comunitárias como a APAE e a União Videirense das Associações de Moradores (UVA).
Além da eleição da diretoria, o Conselho debateu temas prioritários, com destaque para o Programa Casa Catarina, do Governo do Estado, que contemplou Videira com a construção de 43 moradias.
Conforme informado, o edital de licitação para contratação da empresa responsável pela obra já está em fase de elaboração. Na sequência, a Prefeitura deverá publicar um edital específico para a seleção das famílias beneficiadas, seguindo critérios técnicos e sociais.

