O pesquisador catarinense Jean Carlos Bettoni, natural de Videira, no Meio-Oeste de Santa Catarina, ganhou destaque ao participar diretamente de um projeto global da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) voltado à conservação da diversidade genética vegetal. Bettoni colaborou na elaboração de dois novos guias técnicos internacionais lançados oficialmente em agosto de 2025, após aprovação por órgãos intergovernamentais.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Os documentos integram a série de orientações práticas para bancos de germoplasma, responsáveis por conservar sementes e materiais genéticos de plantas. Desta vez, os guias focam na criopreservação e na conservação de sementes não ortodoxas, ou seja, aquelas que não podem ser armazenadas de maneira convencional.
Jean Carlos Bettoni, que atualmente atua como pesquisador no Instituto de Bioeconomia Plant & Food Research, na Nova Zelândia, representou a região da Ásia-Pacífico no grupo de especialistas em criopreservação.
“Foi uma grande honra e privilégio contribuir com esse esforço global. Esses guias certamente vão apoiar muitos profissionais e instituições ao redor do mundo pelos próximos anos”, declarou o videirense.
Veja também
Conab revela tendências de preços das hortaliças e frutas em 2025
SC lança Plano Safra Estadual 2025 com R$ 10,5 bilhões para agricultura familiar
A elaboração dos guias foi liderada pela Dra. Bonnie Furman (FAO), Dra. Gayle Volk (Departamento de Agricultura dos EUA) e Dra. Fiona Hay (Universidade de Aarhus, Dinamarca), com colaboração de especialistas de diversas regiões e áreas técnicas.
Outro nome brasileiro envolvido no projeto foi a Dra. Neusa Steiner, natural de Presidente Getúlio (SC), atualmente diretora do Programa de Plantas Raras da Universidade do Havaí. Ela atuou na área de sementes tropicais não ortodoxas.
“Foi uma satisfação contribuir em ações concretas de proteção de espécies tropicais e, por consequência, do futuro da humanidade”, destacou.
Os novos guias complementam materiais anteriores da FAO sobre conservação de sementes ortodoxas, cultivo in vitro e preservação em campo. A aprovação dos documentos ocorreu após consultas técnicas em 2024 e foram oficialmente endossados pela Comissão de Recursos Genéticos para Alimentação e Agricultura em março de 2025.
A participação de Jean Carlos Bettoni nesse projeto reforça o papel de Santa Catarina e, especialmente, de Videira, no cenário internacional de pesquisa, ciência e sustentabilidade agrícola.
“Foi extremamente enriquecedor nos conectarmos com colaboradores de diferentes partes do mundo, referências em suas áreas”, reforçou o pesquisador.
Os guias estão disponíveis gratuitamente para download no site da FAO: fao.org/cgrfa/news/news-detail