Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Alesc votará proposta de unificação das eleições e mandatos de cinco anos

A proposta busca alinhar os mandatos e garantir continuidade nas políticas, além de reduzir custos com eleições

Está pronto para ser votado no Plenário da Assembleia Legislativa o Projeto de Resolução (PRS) 1/2025. A proposta prevê a apresentação, à Câmara dos Deputados, de uma Proposta de Emenda à Constituição Federal. O objetivo principal é estabelecer eleições gerais unificadas no Brasil e ampliar os mandatos para cinco anos em todos os níveis: nacional, estadual e municipal.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O avanço mais recente ocorreu na manhã da terça-feira, 18, quando a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou o texto com parecer favorável. O projeto, de autoria do deputado Marcius Machado (PL), busca reorganizar o calendário eleitoral do país e promover maior estabilidade na gestão pública.

Publicidade

Segundo Marcius, a mudança nas eleições é essencial para o alinhamento entre os mandatos do Executivo e do Legislativo em todas as esferas.

“Ao se alinhar os mandatos de prefeitos, governadores e presidente da República com os das casas legislativas, será possível garantir maior continuidade e coerência na implementação das políticas, sem interrupções provocadas por pleitos eleitorais intermediários.”

A CCJ aprovou a matéria por unanimidade, com base no voto favorável do relator, deputado Volnei Weber (MDB). Ele explicou que a Constituição Federal, em seu artigo 60, inciso 3º, permite esse tipo de proposta, desde que mais da metade dos parlamentos estaduais aprovem com maioria simples.

Além disso, Weber reforçou a relevância da iniciativa: “Trata-se de matéria de grande relevância para o debate político nacional, cujo mérito deverá ser apreciado no foro adequado, qual seja, o Congresso Nacional.”

A proposta pretende reduzir custos com eleições frequentes, aumentar a eficiência administrativa e garantir mais coerência nas políticas públicas de longo prazo. O debate agora segue para o Plenário, onde a discussão será ampliada.

A aprovação da PRS 1/2025 pode marcar um passo importante na reforma política brasileira, promovendo mais organização, economia e previsibilidade no processo eleitoral.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Bolsonaro tem perda de equilíbrio por medicamentos na prisão

Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que...

Em apenas 10 dias, SC registra quatro feminicídios brutais em 2026

Santa Catarina iniciou 2026 com números alarmantes de violência...

Suspeito de tráfico é preso após tentativa de fuga e acidente

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu, na tarde...

CDL Caçador reforça parceria para eventos e ações em 2026

A diretoria da CDL Caçador reuniu-se nesta semana com...

Mais Lidas da semana

Homem é baleado em tentativa de homicídio no interior de Caçador

Homem é baleado em tentativa de homicídio no interior...

Homem mata esposa e filha e morre após confronto com a PM

Um crime grave registrado na manhã desta sexta-feira (9)...

Bíblia permanece intacta após incêndio em Caçador

Um detalhe comovente e que chamou a atenção da...

Suspeitos levaram cabeça de adolescente como “troféu” em SC

Um adolescente de 15 anos foi brutalmente assassinado em...

Criança de 4 anos morre em acidente com trator em Monte Carlo

Criança de 4 anos morre em acidente com trator...

Outros Tópicos Interessantes