Aplicativo Pardal facilita denúncias de irregularidades eleitorais

O app direciona as denúncias ao Ministério Público Eleitoral para apuração.

Com o início do período eleitoral, a chefe do cartório eleitoral de Tangará, Ana Carolina Guarino, falou sobre os processos e prazos para regularizações, além do uso do aplicativo Pardal que facilita denúncias de irregularidades eleitorais.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O aplicativo Pardal, que será disponibilizado a partir de 16 de agosto, permitirá que eleitores e candidatos denunciem irregularidades como propaganda eleitoral indevida e crimes eleitorais, enviando as denúncias ao Ministério Público Eleitoral para apuração.

Publicidade

Segundo Ana Carolina, o Pardal também oferece orientações sobre o que é permitido e o que é proibido durante a campanha eleitoral, como o uso de carros de som e a distribuição de material gráfico.

Além disso, qualquer pessoa pode fazer uma denúncia de forma anônima ou identificada, desde que tenha provas como fotos ou vídeos.

Veja também

Cresce o número de jovens eleitores para as eleições 2024

Mais de 820 mil eleitores de SC não vão poder votar em 2024

Estatísticas de eleições anteriores mostram um alto volume de denúncias. Em 2022, foram recebidas 38.747 denúncias no Brasil, e em 2020, o número foi de 105.543.

Sendo possível acompanhar as denúncias feitas e consultar orientações sobre a legislação eleitoral pelo aplicativo Pardal.

Título de eleitor

A chefe do cartório eleitoral de Tangará também explicou que o prazo para regularização de títulos encerrou em 8 de maio.

Não sendo mais possível trocar o local de votação, mas é possível regularizar multas ou emitir a segunda via do título até a véspera da eleição.

Ela ressaltou a importância de levar o título no dia da votação para evitar problemas e confusões.

Eleitores que precisam da segunda via do título podem solicitá-la online, tanto no site do TSE quanto pelo aplicativo e-Título.

É importante fazer isso com antecedência para evitar problemas no dia da eleição.

Fonte:
Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Sexta-feira terá temporais e risco de alagamentos em SC

Santa Catarina terá mais um dia de tempo instável...

Oeste terá segunda maior bancada regional na Alesc a partir de 2027

Oeste terá oito deputados na Alesc a partir de 2027, atrás apenas do Vale do Itajaí.

Show de Prêmios da CDL Caçador começa com R$ 70 mil em vale-compras

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caçador iniciou,...

Vendaval derruba árvore sobre veículo e bloqueia a SC-355

Uma árvore caiu sobre um veículo e obstruiu a SC-355 durante o vendaval desta quinta-feira, sem vítimas.

Defesa Civil alerta para temporais com granizo e rajadas no Meio-Oeste catarinense

Alerta vale para as próximas três horas em 21 municípios do Meio-Oeste catarinense, incluindo Videira.

Após duas semanas da morte de Rick, Renner anuncia carreira solo

Cantor retoma atividades nos palcos com projeto em homenagem ao legado da dupla sertaneja.