Rádios RBV

Menu

Bancada Catarinense busca apoio da Defesa Civil Nacional

O objetivo foi solicitar apoio imediato aos municípios catarinenses que enfrentam uma grave situação devido às chuvas

Fonte:
Assessoria

O deputado federal Valdir Cobalchini, coordenador da Bancada Catarinense, e o senador Esperidião Amin reuniram-se com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, na segunda-feira (20), no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. O objetivo foi solicitar apoio imediato aos municípios catarinenses que enfrentam uma grave situação de calamidade devido às chuvas intensas dos últimos dias.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Desde o dia 16 de janeiro, diversos municípios foram atingidos por fortes precipitações, que causaram alagamentos, deslizamentos e danos significativos à infraestrutura local, colocando em risco a segurança e a vida da população. Durante o encontro, os parlamentares apresentaram um panorama da situação: 14 municípios já decretaram estado de emergência, incluindo Camboriú, Tijucas, Biguaçu, Florianópolis, Porto Belo, Ilhota, Balneário Camboriú, São José, Palhoça, Governador Celso Ramos, Itapema, São Pedro de Alcântara, Itajaí e Gaspar. Além disso, 21 cidades registraram impactos diretos, como alagamentos e deslizamentos de terra.

De acordo com Cobalchini, municípios como Biguaçu, Florianópolis e São José enfrentaram volumes extremos de chuva, que superaram 400 milímetros em apenas dois dias. Esses eventos ultrapassaram a capacidade de drenagem das regiões, agravando os prejuízos à infraestrutura urbana e rodoviária e deixando milhares de pessoas desalojadas.

Veja também

SC tem a menor taxa de desemprego dos últimos 10 anos

SC registra mais de 2.130 casos prováveis de dengue em 2025

Celesc amplia redes trifásicas e garante mais qualidade de energia no campo

O secretário Wolnei Wolff Barreiros reforçou o compromisso da Defesa Civil Nacional em trabalhar em conjunto com a Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina para atender à população afetada. Os parlamentares catarinenses destacaram a necessidade de ações emergenciais, como a reconstrução de pontes e ruas, além do fortalecimento do monitoramento climático e das vias, para prevenir novos desastres.

“A situação exige uma resposta rápida e eficaz para minimizar os impactos sobre as comunidades atingidas. Contamos com o apoio do Governo Federal para garantir a segurança das pessoas e a recuperação da infraestrutura nos municípios afetados”, afirmou Cobalchini.

Amin pontua: “Fizemos chegar ao secretário nacional da Defesa Civil, a aflição dos 14 municípios que já conseguiram reconhecimento de calamidade sofrida pelas chuvas da semana passada e outras comunidades que ainda se cadastrarão. Contamos com a prioridade que a secretaria nacional de Proteção e Defesa Civil se comprometeu a dar para essas prioridades que serão apresentadas pelos prefeitos e pelo governo do estado através da secretaria estadual de Defesa Civil”.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com tempo instável

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Após oito anos à frente dos hospitais de Videira, André Ragnini deixa o cargo

A Rede Salvatoriana de Videira, responsável pelos hospitais Divino...

CDL/Caçador solicita apoio para retomada do estacionamento rotativo

A presidente da CDL/Caçador, Leila Romão, esteve nesta semana...

Mais Lidas da semana

Araucária em SC produz 350 pinhas e surpreende agricultor

A colheita de pinhão em uma propriedade rural de...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com tempo instável

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Desaprovação de Lula sobe para 53,7%, aponta pesquisa de maio

A desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Desaprovação ao governo Lula chega a 57% e bate recorde

Uma pesquisa recente do Instituto Quaest, encomendada pela Genial...

Mulher que escondeu corpo do marido no freezer volta à prisão

A pedagoga Cláudia Tavares Hoeckler, de 42 anos, foi...

Outros Tópicos Interessantes