O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou o compromisso que faria no próximo sábado, dia 5 de julho, em Santa Catarina. O político não poderá participar do evento na Arena Opus, em São José, na Grande Florianópolis, devido a recomendações médicas. De acordo com nota divulgada por sua equipe, ele deverá permanecer em repouso absoluto durante todo o mês de julho.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Bolsonaro participaria do lançamento do projeto Rota 22, iniciativa do Partido Liberal que pretende percorrer várias cidades catarinenses. No entanto, na terça-feira (1º), ele comunicou oficialmente que sofre com crises persistentes de soluço e episódios de vômito.
Segundo ele, as crises têm dificultado a fala e o processo de alimentação. Este é o segundo agravamento no seu estado de saúde em menos de 30 dias.
No dia 13 de abril, o ex-presidente foi submetido a uma cirurgia extensa. Desde então, enfrenta complicações no processo de recuperação, incluindo um episódio de pneumonia.
Veja também
Onda de frio intenso mantém temperaturas negativas em Santa Catarina
Videira esclarece ações frente à Ação Civil Pública sobre déficit de vagas na educação infantil
A equipe médica explicou que as crises recorrentes de soluços e o histórico recente exigem cuidados reforçados.
Em 20 de junho, Bolsonaro já havia passado mal durante uma visita ao Frigorífico Goiás, em Goiânia.
Na ocasião, ele aparentava estar debilitado, permaneceu por menos de 20 minutos no local e deixou o evento antes do previsto.
No dia anterior, chegou a interromper um discurso na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia por causa dos soluços.
Além da agenda em Santa Catarina, Bolsonaro também cancelou uma visita programada ao estado de Rondônia.
Nota médica oficial
“Comunicamos que o Sr. Jair Messias Bolsonaro permanecerá em repouso domiciliar durante o mês de julho, com o objetivo de garantir a completa recuperação de sua saúde após cirurgia extensa e internação prolongada, episódio de pneumonia e crises recorrentes de soluços, que dificultam a sua fala e alimentação.
Durante esse período, ele ficará afastado de suas atividades habituais, incluindo agendas públicas e atividade político-partidária, retornando tão logo esteja plenamente restabelecido. Agradecemos a compreensão e apoio.
Atenciosamente,
Dr. Claudio Birolini, Cirurgião Geral
Dr. Leandro Echenique, Cardiologista