Brasil entra em contagem regressiva para as eleições 2024, que ocorrerão em 6 meses, no dia 6 de outubro. Será neste dia que brasileiros e brasileiras irão às urnas para serem escolhidos os novos prefeitos e vereadores. O momento é dos mais importantes para a construção da sociedade, sendo assim a Justiça Eleitoral vem se organizando há algumas semanas para o pleito que se aproxima.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Neste sábado, 6, é o último momento em que aqueles que desejam mudar de partido ou se filiarem poderão realizar tais atos. Isso ocorre, porque ao marcar 6 meses para o pleito de outubro, a justiça encerra a janela eleitoral.
O repórter Ernesto Júnior esteve no Cartório Eleitoral de Videira, que atende, além do município sede, Iomerê, Arroio Trinta e Salto Veloso, para conversar com o chefe do órgão, Antônio Carlos Zucolotto Jr. O chefe do cartório afirmou que tanto eleitores, quanto possíveis candidatos precisam ficar atentos as datas.
“Para os eleitores, a data mais importante é o dia 8 de maio. Já que qualquer tipo de alteração no título, […] ela deve ser realizada até esta data”
Ele lembra que a partir do dia 9 de maio ocorre o fechamento do cadastro, momento em que a Justiça Eleitoral tranca o cadastro de eleitores e passa à impressão dos cadernos de votação. Aqueles eleitores que precisam realizar alguma mudança e já possuem o cadastro biométrico, podem realizar o serviço através do site do TRE-SC. Basta acessar o site do Tribunal Eleitoral de Santa Catarina, buscar por Serviços Eleitorais e depois Atendimento Online.
Já aqueles eleitores que ainda não realizaram o recadastramento biométrico, é necessário comparecer até o Cartório Eleitoral, com agendamento previamente realizado. Em Videira, o órgão fica localizado na Rua Saul Bradalise, no bairro Dois Pinheiros.
Brasil entra em contagem regressiva para as eleições 2024 : pré-candidatos precisam ficar atentos às datas
Com o encerramento da Janela Partidária, os pré-candidatos precisam ficar atentos às inúmeras outras datas previstas no calendário. Já a partir do dia 15 de maio, os pré-candidatos poderão iniciar a arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo. A Justiça afirma apenas que é vedado o pedido de votos neste momento.
Veja mais:
Conversas devem ser a tônica da composição das eleições
Fim da reeleição é pauta no Senado em 2024
Zucolotto Jr. afirma que aqueles que colocarem seus nomes à disposição para o legislativo e executivo precisam ficar atentos às datas. “Nós estamos no cartório eleitoral há muitos anos e já vimos muitos candidatos serem prejudicados por não observar alguma questão pontual simples, muitas vezes cremos por desconhecimento”, completa.