Vereador Clóvis João de Souza (MDB), presidente da Câmara de Ibiam (Foto: Assessoria de Comunicação)
A Câmara de Vereadores de Ibiam completou 100 primeiros dias da Legislatura 2025-2028 com um balanço positivo e intenso. De 1º de janeiro a 10 de maio, foram realizadas 14 sessões ordinárias e 4 sessões extraordinárias. O período foi marcado por produtividade e alinhamento entre os poderes Legislativo e Executivo, resultando em avanços relevantes para o município.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Entre as matérias aprovadas, destacam-se 10 projetos de lei e 1 projeto de lei complementar. Outro projeto de lei complementar foi retirado da pauta. Além disso, os vereadores aprovaram 16 requerimentos, 22 indicações e uma moção de repúdio. Atualmente, cinco projetos de lei estão em análise nas comissões da Casa Legislativa.
O presidente da Câmara, vereador Clóvis João de Souza (MDB), avaliou com otimismo os primeiros meses de trabalho:
“Esse número comprova que estamos trabalhando para atender os interesses da população.”
Para Clóvis, o desempenho positivo se deve também à estrutura da Câmara e à experiência da maioria dos parlamentares:
“O fato da atual composição da câmara ser, na maioria, de vereadores com mandatos anteriores contribui para esse entendimento do processo legislativo.”
Ele ainda destacou que a Câmara iniciou os trabalhos já em janeiro, diferente de outras casas legislativas que retomam as sessões apenas em fevereiro. O suporte de servidores e assessores também foi fundamental para garantir a qualidade e agilidade das proposições.
Clóvis reforçou o compromisso de sua gestão com o equilíbrio entre os poderes Legislativo e Executivo e a valorização do debate:
“Vamos manter essa harmonia entre os poderes com um espaço para as discussões e apontamentos dos vereadores.”
Veja também
Sobre os casos em que precisou votar para desempatar decisões, o presidente foi direto:
“Claro, com naturalidade, quando meu voto decide alguns projetos. É uma prerrogativa do presidente da Câmara. Cabe ao eleitor avaliar se há coerência na manifestação de cada vereador.”
Nos 100 dias iniciais, diversos projetos do Executivo foram analisados pelos vereadores. As propostas refletem o desejo da nova gestão municipal por mudanças concretas, conforme destacou Clóvis:
“A população optou pela mudança na última eleição municipal. Assim, é natural que haja esse compromisso de apresentar uma gestão diferenciada.”
Entre os principais projetos, estão a reestruturação de secretarias, o reajuste salarial dos servidores com ganho real de 10%, e a criação de um programa de microcrédito com juros zero para microempreendedores e microempresas.
Também foram enviados projetos sobre a regulamentação da sinalização de trânsito nas estradas rurais, incentivo à silagem e fenação, e apoio à agricultura familiar. Estão em análise propostas para incluir a ovinocultura e caprinocultura no Programa de Pastagem de Inverno de Ibiam, além da autorização para subsidiar planos de saúde aos servidores públicos.
Nossas Redes Sociais
Na madrugada deste sábado (26), três homens foram mortos a tiros no bairro Saveiro, em…
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital…
Na manhã deste sábado (26), a Igreja Católica viveu um momento marcante com o sepultamento…
Na noite deste sábado (27), foi realizado em São Paulo o sorteio do concurso 2.856…
O clássico regional entre Caçador Futsal e Videira Futsal Unimed agitou o Ginásio de Esportes…
A previsão do tempo para Santa Catarina aponta que no domingo (27), a aproximação de…
This website uses cookies.