A Câmara de Vereadores de Ibiam está cobrando melhorias urgentes na rodovia SC-135. O Legislativo aprovou na sessão de terça-feira (22) por unanimidade uma Moção de Apelo nº 002/25, direcionada ao secretário estadual de Infraestrutura, Jerry Comper. O pedido é por medidas de segurança na SC-135, no km 152, entre Ibiam e Tangará, com atenção especial ao acesso às comunidades de Santo Alécio (Ibiam) e São Miguel (Tangará).
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A iniciativa foi dos vereadores Eduardo Padilha, Clóvis de Souza, Jocimar de Oliveira, José Henrique Ramos (todos do MDB) e da vereadora Marcia Gomes de Oliveira (PP). Eles argumentam que o trecho apresenta curva acentuada, baixa visibilidade, vegetação densa nas margens e falta de sinalização. Por isso, solicitam estudo técnico de tráfego, instalação de redutores de velocidade, sonorizadores e sinalização horizontal e vertical.
O vereador Eduardo Padilha reforçou a urgência do atendimento à demanda, mencionando que a Câmara de Tangará já aprovou moção semelhante. Como morador de Santo Alécio, afirmou ser seu dever cobrar melhorias. Ele também informou ter levado o apelo ao coordenador regional de infraestrutura do Meio-Oeste e ao assessor do secretário.
Veja também
Câmara de Tangará pede melhoria na sinalização da SC-135
O vereador Miguel Felicetti lembrou de ações semelhantes em 2023, que resultaram apenas na instalação de tachões, mesmo com relatórios apontando a necessidade de lombadas. Já a vereadora Marcia Gomes criticou a falta de atenção do Estado com o município de Ibiam.
Outros assuntos da sessão
Na Ordem do Dia, foi aprovado por maioria o Projeto de Lei nº 834/25, que trata da aceitação de atestados médicos por servidores. O texto prevê que, em casos de afastamentos sucessivos, será exigido laudo de médico especialista.
Vereadores como Marcia Gomes (PP), Cassia Pivetta (PP), Selmo Laidnes (PDT) e Miguel Felicetti (MDB) manifestaram voto contrário, argumentando que o acesso a especialistas é demorado e custoso. Já José Henrique (PL) e Eduardo Padilha (MDB) defenderam o projeto, destacando que não se trata de dificultar, mas de garantir mais controle, evitando abusos. O PL foi aprovado com 5 votos a favor e 4 contra, sendo necessário o voto de desempate do presidente Clóvis de Souza (MDB).
Também foram aprovados:
- PL nº 835/25, que inclui a ovinocultura e caprinocultura no programa “Pastagens de Inverno”;
- PL nº 836/25, que autoriza o subsídio de plano de saúde aos servidores;
- PL nº 837/25, que cria gratificação para servidor efetivo responsável pela copa e cozinha do Legislativo.
A vereadora Marcia Gomes elogiou o reconhecimento à servidora Luciana Rosa, destacando sua dedicação à Câmara ao longo dos anos.
A próxima sessão ordinária foi marcada para o dia 6 de maio, às 19h30.
Nossas Redes Sociais