Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Catarinense é condenada por Atos de 8 de Janeiro em Brasília

Dirce Rogério, de 55 anos, ficou oito meses presa na Penitenciária Estadual Feminina do Distrito Federal, após os atos de 8 de janeiro

A quarta catarinense acusada de envolvimento nos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, foi condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Dirce Rogério, de 55 anos, é moradora de Rio do Sul e chegou a ficar oito meses presa na Penitenciária Estadual Feminina do Distrito Federal, sendo liberada no dia 1° de setembro para aguardar o julgamento, sob uso de tornozeleira eletrônica.

Dirce foi condenada a 16 anos e 6 meses, sendo 15 anos de reclusão e 1 ano e 6 meses de detenção. Ela também foi condenada a pena pecuniária de 100 dias-multa, em que cada dia-multa tem o valor de um terço do salário mínimo.

Publicidade

O advogado brasiliense Helmar de Souza Amancio, ao portal ND Mais, disse que a defesa de Dirce recebeu com bastante tristeza a sentença condenatória e que irá, a partir desta sexta-feira (16), recorrer da condenação.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra Dirce pelas práticas dos crimes:

  • associação criminosa armada;
  • abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • tentativa de golpe de Estado;
  • dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima;
  • deterioração de patrimônio tombado.

A maior parte dos ministros acompanhou o voto do relator, Alexandre de Moraes, que acatou a denúncia da PGR e votou pela condenação da ré pelos crimes citados.

Além de Dirce, outros três catarinenses já foram presos pelos atos de 8 de janeiro, sendo eles de Blumenau, Balneário Camboriú e Joinville.

Defesa alega que Dirce foi até Brasília para participar de ‘oração pelo Brasil’

Em entrevista ao ND Mais em janeiro deste ano, o advogado revelou detalhes sobre a prisão de Dirce. Segundo a defesa, ela foi a Brasília para visitar a Catedral da cidade com outras mulheres.

Informações sobre a participação da catarinense nos atos de 8 de janeiro não constam na versão pública do processo no portal eletrônico do STF (Superior Tribunal Federal). Porém, conforme a defesa da ré, o ônibus que a levou chegou na Esplanada por volta das 15h de 8 de janeiro e parou próximo da Esplanada.

Ao desembarcar, ela e seu grupo caminharam em direção à Catedral de Brasília, que fica próxima dos palácios do governo. Entretanto, de acordo com a defesa, o grupo não conhecia o espaço e seguiu os manifestantes que iam na direção à Praça dos Três Poderes.

Veja também

Fim da ‘saidinha’ para presos condenados vai a Plenário

Fim da reeleição é pauta no Senado em 2024

Neste momento, Helmar relata que Dirce foi atingida por bombas de efeito moral e intimidação com o uso de helicópteros, ainda sem ter chegado aos prédios públicos.

Segundo Amancio, o grupo em que Dirce estava era composto por pessoas em sua maioria idosas. Testemunhas da defesa disseram no processo que o grupo religioso apenas carregava bíblias, rosários e bandeiras do Brasil, sem portar armas brancas ou barras de ferro.

Na tentativa de se proteger das bombas, eles teriam sido orientados por soldados do Exército a entrarem no Palácio do Planalto, ficando próximo ao estacionamento do Palácio.

Ainda de acordo com a defesa, os soldados também encaminharam este grupo a uma entrada que dava acesso ao térreo da construção.

O relato da defesa ainda apontou que, no mesmo momento, o batalhão de choque da Polícia Militar continha os manifestantes que estavam depredando o terceiro andar do palácio. Presos, eles foram levados ao segundo andar do prédio.

Em seguida, policiais militares entraram em contato com o grupo que estava no primeiro andar e que, de acordo com o advogado, não participou dos atos, mas apenas se abrigava no local.

Helmar Amancio, advogado, afirmou que Dirce foi induzida ao erro após todo o episódio.

Fonte:
ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Publicação Legal – Prefeitura de Tangará – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 139/2025 Pregão Eletrônico n. 63/2025

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Publicação Legal – Prefeitura de Tangará – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 138/2025 Concorrência n. 9/2025

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Brasil tem sexto ano seguido de queda nos nascimentos

O Brasil registrou pouco mais de 2,38 milhões de...

Homem tenta agredir policial e é baleado em Canoinhas

Um homem considerado foragido foi atingido por um disparo...

Prefeitura de Caçador promove Rua de Lazer neste sábado

A Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de...

Mais Lidas da semana

Fiscalização apreende mais de 1 tonelada de alimentos impróprios

Uma operação articulada pelo Ministério Público de Santa Catarina,...

Trator usado em extração de madeira é furtado no interior de Macieira

Um trator usado na extração de madeira foi furtado...

Jorge Seif, senador por SC, paga R$ 31 mil a ex-diarista nunca vista no gabinete

O senador catarinense Jorge Seif (PL-SC) emprega em seu...

Serra de SC amanhece com geada e temperaturas de inverno

A Serra de Santa Catarina amanheceu coberta por geada...

Ciclone extratropical atípico: saiba por que o Sul do Brasil está em alerta

Um ciclone extratropical se formará entre a noite desta...

Outros Tópicos Interessantes