Ícone do site PortalRBV

Cobalchini cobra atendimento presencial para aposentados prejudicados

Cobalchini pede urgência na CPI e CPMI do INSS

Foto: Assessoria

O deputado federal Valdir Cobalchini (MDB-SC) protocolou na segunda-feira (12), em Brasília, um requerimento dirigido ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) solicitando atendimento presencial aos aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em seus benefícios.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A medida tem como objetivo garantir suporte adequado a milhares de segurados que enfrentam dificuldades para utilizar o aplicativo Meu INSS, ferramenta exigida para a contestação e solicitação de ressarcimento dos valores.

A partir desta terça-feira (13), os beneficiários afetados começarão a receber notificações no celular. Já na quarta-feira (14), estará liberado o pedido de reembolso. No entanto, muitos aposentados não possuem familiaridade com tecnologia ou sequer acesso à internet, o que, segundo o parlamentar catarinense, os impede de reivindicar seus direitos.

“O aposentado já teve desconto indevido. Agora, ele, que muitas vezes é um idoso que nem sabe usar aplicativos, terá que descobrir sozinho como contestar. Isso não faz sentido!”, criticou Cobalchini.

O requerimento também propõe que o INSS disponibilize atendimento presencial de segunda a sexta-feira e mutirões nos finais de semana nas agências, assegurando orientação direta para o registro das contestações e o esclarecimento de dúvidas.

A solicitação surge em um momento em que o sistema previdenciário enfrenta críticas quanto à acessibilidade digital e à falta de alternativas presenciais para a resolução de problemas, principalmente entre os idosos.

Com a iniciativa, Cobalchini busca pressionar o INSS a agir com mais empatia e eficácia diante de uma situação que, além de injusta, afeta a população mais vulnerável do sistema previdenciário.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile