Rádios RBV

Menu

Cobalchini comemora decisão do STF sobre Código Ambiental de SC    

Para o deputado, a decisão da maioria do STF é uma vitória para Santa Catarina

O STF formou maioria, em julgamento no plenário virtual, e suspendeu a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pela Procuradoria Geral da República (PGR) que pedia a inconstitucionalidade do Código Ambiental de Santa Catarina aprovado em 2022. Até a noite desta quinta-feira, cinco ministros seguiram o voto do ministro relator Gilmar Mendes, pela suspensão da ADI.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O deputado federal Valdir Cobalchini, que na época fazia parte do parlamento catarinense e foi relator do Código Ambiental na Alesc, comemorou a decisão, afirmando que essa é uma vitória de Santa Catarina. “Caso a inconstitucionalidade fosse mantida, traria grandes prejuízos para o Estado”, afirmou o deputado.

O principal ponto divergente, trata dos campos de altitude. Pelo Código Ambiental Catarinense, eles estão situados acima de 1,5 mil metros de altitude, sendo transformados em áreas de preservação permanente (APPs). A ação da PGR transforma em campos de altitude todas as áreas acima de 400 metros do nível do mar.

De acordo com o deputado, se fosse aceita a proposta da PGR, cerca de 80% do território catarinense seria APP, impactando diretamente agricultura, pecuária e silvicultura, com perda estimada de 244 mil empregos, prejuízo de R$ 17 bilhões no PIB estadual e afetando 268 municípios.

“Foi a vitória da sensatez”, resumiu o deputado, lembrando que o Código Ambiental de SC já havia sido reconhecido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. “Nosso código, na época, foi construído a várias mãos, não apenas pelos deputados com participação do setor produtivo, de ambientalistas e de universidades, buscando sempre o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação de nossas riquezas”, concluiu Cobalchini.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Assessoria

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Defesa Civil retira pessoas debaixo de ponte em Caçador

Na manhã desta sexta-feira (22), a Defesa Civil de...

Sul do Brasil entra em alerta máximo para temporais, granizo e ventos fortes

Nesta sexta-feira (22), o tempo instável retorna com força...

Startup da região é selecionada para o Inova Startup Sebrae

A startup catarinense LuX Auto, incubada no Centro de...

Investigação apura possível importunação sexual de professor contra alunos em SC

A Polícia Civil de Santa Catarina investiga um caso...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina segue com temperaturas em elevação

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira...

Corpo encontrado no Rio do Peixe em Tangará é identificado

O corpo localizado, no sábado (16), nas águas do...

Ventos de mais de 100 km/h devem atingir SC a partir de terça

A formação de um ciclone extratropical no Oceano Pacífico,...

Identificado corpo encontrado no Rio do Peixe em Videira

Foi identificado como Ronmy José Rondón, 26 anos, o...

Celesc terá reajuste de 13,53% na conta de luz a partir de 22 de agosto

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) oficializou, na...

Outros Tópicos Interessantes