O deputado federal Valdir Cobalchini (MDB-SC) protocolou na terça-feira (21), em Brasília, um requerimento e um ofício destinados aos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, solicitando urgência na instalação da CPI e CPMI do INSS.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O objetivo das comissões é investigar denúncias de descontos indevidos e ilegais realizados por entidades sindicais nos contracheques de aposentados e pensionistas do INSS. A proposta de criação da CPI (nº 2005/2025) busca apurar uma possível fraude sistêmica, que teria causado prejuízos de mais de R$ 6 bilhões aos segurados.
De acordo com as denúncias, milhares de beneficiários tiveram mensalidades sindicais descontadas sem autorização, o que gerou perdas financeiras consideráveis.
Além do pedido de urgência nas comissões, Cobalchini protocolou dois projetos de lei:
PL 2395/2025: Estabelece transparência e publicidade nos processos administrativos de benefícios do INSS, permitindo que os segurados acompanhem em tempo real seus pedidos.
PL 2461/2025: Determina o envio bimestral de extratos físicos de benefícios previdenciários aos aposentados e pensionistas.
“O tempo dos aposentados não pode ser desperdiçado pela burocracia nem pela falta de transparência. Eles foram roubados e precisam do seu dinheiro de volta, o quanto antes!”, declarou Cobalchini.
Nossas Redes Sociais