Comarca de Santa Cecília é homenageada por 60 anos de história

Moção de congratulações foi entregue em sessão solene da Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Santa Cecília realizou, nesta segunda-feira, 6 de julho, uma sessão solene para homenagear a comarca de Santa Cecília pelos 60 anos de instalação. A homenagem ocorreu por meio de uma Moção de Congratulações apresentada pela vereadora Lucimar Leodoro do Nascimento, em reconhecimento à trajetória da instituição e aos relevantes serviços prestados à população de Santa Cecília e Timbó Grande ao longo de seis décadas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A comarca foi instalada em 28 de junho de 1966, após sua criação pela Lei nº 3.787/1965. Este foi um importante avanço para o acesso à Justiça na região. Antes disso, os moradores dependiam de estruturas judiciárias localizadas em outros municípios, o que dificultava o atendimento e o exercício de direitos.

Publicidade

Durante a solenidade, autoridades destacaram o papel da comarca na garantia de direitos, na solução de conflitos e no fortalecimento da cidadania. Ao longo da história, a unidade acompanhou as transformações da sociedade e do próprio Poder Judiciário. Entre os avanços mais recentes estão a digitalização dos processos, a implantação de serviços voltados à inclusão digital e a modernização do atendimento à comunidade, sem abrir mão da atenção humanizada aos cidadãos.

A moção também prestou reconhecimento a magistrados, promotores de Justiça, servidores, profissionais da advocacia, forças de segurança e demais instituições parceiras que contribuíram para a construção da história da Justiça local. O documento ressalta ainda a importância do Fórum Dr. Nilo Rio Bastos, que leva o nome de um dos personagens marcantes da trajetória da comarca.

A juíza diretora do Foro, Marcela Maria Ladislau de Matos Rizzi, agradeceu a homenagem e destacou o trabalho desenvolvido ao longo das últimas décadas. “Esta homenagem pertence a todos que construíram e continuam construindo a história da comarca. Seguimos oferecendo uma justiça próxima, acessível e humana”, afirmou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Júlio César de Farias Couto, destacou a relevância da instituição para o desenvolvimento regional. “Reconhecer esses 60 anos é valorizar um serviço essencial para a garantia dos direitos da população de Santa Cecília e Timbó Grande”, declarou.

Autora da moção, a vereadora Lucimar Leodoro do Nascimento ressaltou o papel social desempenhado pela justiça local. “Celebrar os 60 anos da comarca é reconhecer uma instituição que representa a dignidade ao ajudar a promover cidadania, segurança jurídica e paz social para toda a nossa região”, disse.

Durante a solenidade, os servidores aposentados Tereza Almeida de Souza, Nilton José Telles e Aurilene Alves da Silva também foram homenageados.

Ao encerrar a sessão, os participantes reforçaram a importância da preservação da memória da comarca e manifestaram votos para que a unidade continue referência de eficiência, inovação, humanidade e comprometimento com a comunidade nos próximos anos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações DCOM/TJSC – Taina Borges

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Frio intenso e geada marcam segunda-feira em SC

O frio segue intenso em Santa Catarina nesta segunda-feira...

Festival da Música e Integração Caçadorense define finalistas

Estão definidos os dez finalistas do Festival da Música...

Anvisa proíbe venda de cosméticos sem registro sanitário

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a...

Carro sai da pista, bate em muro e atinge veículo em Tangará

Um acidente de trânsito mobilizou o Corpo de Bombeiros...

Santa Catarina amanhece com temperaturas próximas de 0°C

Santa Catarina amanheceu sob forte influência de uma massa...

Polícia resgata tartarugas mantidas em condições inadequadas em SC

A Polícia Civil de Santa Catarina resgatou tartarugas que...

Homem é preso suspeito de tentar vender filho de 3 anos por R$ 10

Um homem de 41 anos foi preso na sexta-feira...

Idosa é feita refém durante assalto no interior de Caçador

Uma idosa de 63 anos foi feita refém durante...