Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Cresce o número de jovens eleitores para as eleições 2024

Em relação à última eleição municipal, número representa um aumento de 82,5%

Em relação à última eleição municipal, cresce o número de jovens eleitores para as eleições 2024, o número representa um aumento de 82,5%, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Serão mais de 40 mil jovens entre 16 e 17 anos que estão aptos a votar nas eleições em outubro deste ano em Santa Catarina, quando ocorre a escolha de prefeitos e vereadores nos 295 municípios catarinenses.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

No entanto, na comparação com o último pleito em 2022, quando quando foram eleitos presidente, governadores, senadores e deputados, o número representa uma queda. O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) informou que não comenta este tipo de dados.

Publicidade

O professor de Administração Pública e coordenador do programa de extensão Educação e Cultura Política da Udesc Esag, Daniel Pinheiro, pontua que, em 2022, houve um movimento muito forte de engajar o público jovem, especialmente aqueles que votariam pela primeira vez.

“Na última eleição nacional, houve um movimento muito forte, principalmente de artistas e influenciadores, que foram buscar nos jovens, e principalmente nos primeiros eleitores, esse estímulo. […] Isso não aconteceu para essa eleição municipal” explica.

Veja também

MPSC lança campanha contra o assédio eleitoral

Mais de 820 mil eleitores de SC não vão poder votar em 2024

Para Pinheiro, a educação política deve iniciar na base, para que o eleitor não veja o voto apenas como uma obrigação cívica, e sim se sinta parte da democracia.

Perfil do eleitorado

Nesta eleição, o grupo mais expressivo é o de pessoas entre 45 e 59 anos: são 1,4 milhão de eleitores nesta faixa etária, que representam 25,5% do eleitorado catarinense. Em seguida estão os eleitores entre 30 a 34 anos (20,99%) e de 25 a 34 (20,09%).

Em relação ao gênero do eleitorado jovem, entre os eleitores com 16 anos, 49,63% são mulheres e 50,37% são homens. Já entre os com 17 anos, 50,48% são mulheres e 49,52% são homens.

Em questão de escolaridade, 26,73% dos eleitores de SC têm o ensino médio completo, 22,23% têm o ensino fundamental incompleto, 15,49% têm o ensino médio incompleto, 14,39% têm o ensino superior completo, 9,31% tem o ensino fundamental completo, 7,66% tem o ensino superior incompleto, 3,05% lê e escreve e 1,15% é analfabeto.

A maioria, 54%, é casado e 37% é solteiro. O restante é viúvo, divorciado ou separado. Com relação à cor ou raça, 90,26% não deu informações neste quesito, 6,97% informou ser branco, 2,19% disse ser pardo e 0,53% disse ser preto.

Fonte:
NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Colisão entre carro e caminhão deixa duas vítimas em Fraiburgo

O Corpo de Bombeiros Militar de Fraiburgo atendeu nesta...

Fim de semana em Santa Catarina terá sol, calor e risco de temporais

O sábado (04) começa com muitas nuvens de acordo...

Homem que roubou mãe e filha e cometeu ato libidinoso em parque de Videira é condenado

A Justiça de Santa Catarina condenou um homem de...

Dom Orlando Dotti participa de celebrações e lança livros em Caçador

O bispo Dom Orlando Dotti está em Caçador para...

Entenda por que o metanol virou ameaça real nas bebidas alcoólicas

O uso do metanol em bebidas alcoólicas, especialmente nos...

Mais Lidas da semana

Fim de semana em Santa Catarina terá sol, calor e risco de temporais

O sábado (04) começa com muitas nuvens de acordo...

Fim da obrigatoriedade de autoescola para tirar a CNH recebe aval do governo

Nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Tangará realiza audiência sobre vacina obrigatória contra Covid-19 em crianças

A Câmara Municipal de Tangará recebeu, na noite de...

Fim do horário de verão pode ser oficial após aval da Câmara

A Câmara dos Deputados deu o primeiro passo significativo...

Mulher tenta se defender e homem fica ferido por faca em Videira

Uma discussão seguida de agressões entre um casal terminou...

Outros Tópicos Interessantes