Foi realizada na tarde de quarta-feira (4), a sessão solene de diplomação dos estudantes eleitos no Programa Vereador Mirim de Caçador. A cerimônia aconteceu no Salão do Júri do Fórum da Comarca e oficializou a habilitação de 52 jovens, eleitos como vereadores mirins titulares, primeiros suplentes, vice-prefeito e prefeita mirins, para o biênio 2026/2027.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A solenidade foi conduzida pelo Juiz Eleitoral da 6ª Zona Eleitoral de Caçador, Dr. Paulo Henrique Aleixo, que destacou que a diplomação representa o reconhecimento formal da vontade manifestada nas urnas durante as Eleições Mirins realizadas em outubro de 2025.
Além do magistrado, compuseram a mesa de honra o prefeito de Caçador, Alencar Mendes, o presidente da Câmara Municipal, vereador Jonatas Maia, e a ex-vereadora Marina Cruz, autora do Programa Vereador Mirim no município. Vereadores autoridades, familiares e representantes das escolas prestigiaram o evento.
Veja também
Vereador Bainho é eleito novo presidente da Câmara de Caçador
Prefeitura de Caçador abre credenciamento para artistas e produtores culturais
Os diplomas foram entregues pelas servidoras do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Cibele Raposo de Almeida Mello, chefe do Cartório Eleitoral, e Antoniele Bortolini, assistente, aos estudantes eleitos como vereadores mirins titulares e primeiros suplentes, representando diversas instituições de ensino do município.
Durante seu pronunciamento, o presidente da Câmara Municipal, Jonatas Maia, destacou o papel do Legislativo na formação cidadã dos jovens. “A Câmara tem orgulho de abrir suas portas para esses estudantes, que representam o futuro da nossa democracia. Aqui eles terão voz, aprendizado e a oportunidade de exercer a cidadania na prática”, afirmou.
A ex-vereadora Marina Cruz, idealizadora do programa em Caçador, ressaltou a importância do projeto ao longo dos anos. “O Vereador Mirim transforma vidas, desperta o senso crítico e mostra aos jovens que a política também é um espaço de construção, diálogo e responsabilidade”, enfatizou.
Já o prefeito Alencar Mendes parabenizou os estudantes eleitos e fez um apelo para que os jovens mirins atuem como multiplicadores em suas comunidades escolares.
Também foram diplomados Brayan Henrique Martini Fonseca, da Escola Morada do Sol, como vice-prefeito mirim, e Laryssa Pegoraro Lopes, da Escola Dom Orlando Dotti, como prefeita mirim de Caçador.
A posse acontecerá em março, em solenidade na Câmara.

