Eleições mirins mobilizam mais de 6 mil estudantes em Caçador

A disputa acontece dia 10 de outubro, com 142 candidatos a vereador e 10 a prefeito

A Câmara Municipal de Caçador promove no dia 10 de outubro a eleição para prefeito e vereadores mirins, envolvendo diretamente a comunidade escolar. Mais de 6 mil estudantes, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, estão aptos a votar.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O processo simula de forma real a escolha de representantes políticos, incentivando a prática da cidadania desde cedo. Ao todo, 25 escolas participam da iniciativa, com 142 candidatos a vereador mirim e 10 candidatos a prefeito mirim.

Publicidade

A campanha eleitoral teve início na quinta-feira (25) e segue até 7 de outubro. Na terça-feira (24), os estudantes que concorrem aos cargos participaram de uma reunião na Câmara para receber orientações gerais.

Durante o período eleitoral, os candidatos a prefeito mirim percorrerão todas as escolas participantes para apresentar suas propostas. Já os candidatos a vereador farão campanhas internas em suas unidades de ensino, estimulando debates e troca de ideias.

A votação ocorrerá das 8h às 21h nas escolas, e a apuração será realizada no mesmo dia, na Câmara Municipal.

Criado em 2002, o programa Câmara Mirim busca aproximar o Legislativo Municipal do ambiente escolar, permitindo que os estudantes compreendam, na prática, o papel da Câmara dentro da sociedade. O objetivo é formar lideranças juvenis, fortalecer a democracia e contribuir para o entendimento do processo político.

Para o presidente da Câmara, Almir Dias, a iniciativa é uma oportunidade única de aprendizado. “A Câmara Mirim é um verdadeiro exercício de cidadania. Ao vivenciarem o processo eleitoral, os estudantes entendem a importância do voto, da representatividade e da responsabilidade que cada cidadão tem na construção de uma sociedade melhor”, afirmou.

Todo o trabalho é coordenado por Nilse Nascimento, diretora da Câmara, que destaca a relevância do projeto. “Vai além de uma experiência escolar, pois desperta nos jovens a consciência cidadã, o interesse pela política e o senso de responsabilidade com a comunidade em que vivem”.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Ascom Câmara

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Fim de semana terá sol e calor com chance de temporais

O fim de semana em Santa Catarina será marcado...

Motorista fica ferido após capotamento na SC-335

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado na tarde...

Escorpiões mais venenosos da América do Sul invadem praia famosa de SC

A presença de escorpiões tem gerado preocupação em áreas...

Videira é confirmada como sede da Copa Sul de Handebol

Videira acaba de receber uma excelente notícia para o...
00:27:14

Evento na Unoesc debate integração entre odontologia e direito

A relação entre saúde e justiça será tema de...

Apostador de SC acerta quina da Mega-Sena e fatura R$33 mil

Um sortudo de Brusque, no Vale do Itajaí, conquistou...

Mãe viraliza ao confrontar filho por postagem machista no TikTok

Uma manicure de 34 anos, moradora do Rio de...