Os hospitais Divino Salvador, de Videira, e Maicé, de Caçador, estiveram no centro das discussões da Plenária Regional Meio-Oeste da FACISC, realizada nesta terça-feira (8), em Campos Novos. O encontro reuniu lideranças empresariais, gestores da saúde e representantes de entidades regionais para apresentar demandas e buscar avanços no setor hospitalar do Meio-Oeste catarinense.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Durante a reunião, a ACIAV (Associação Empresarial de Videira) entregou oficialmente ao secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, o projeto de ampliação do Hospital Salvatoriano Divino Salvador. A proposta visa aumentar a capacidade de atendimento e melhorar a estrutura da unidade. “Estamos felizes com esse sinal positivo do Estado. A ampliação do nosso hospital representa um avanço importante para Videira e toda a região”, afirmou Geovani Bedin, diretor do hospital e da ACIAV.
Outro destaque da plenária foi o anúncio da habilitação de um novo serviço de neurologia no Hospital Maicé, voltado ao atendimento de pacientes com AVC (Acidente Vascular Cerebral). “Esse serviço vai permitir um tratamento mais rápido e eficaz, com menos ou nenhuma sequela para o paciente. É um avanço importante e um acesso a mais para a nossa região”, destacou Elton Gandin, coordenador da CIR Alto Vale do Rio do Peixe.
Veja também
Celesc Videira retoma cortes por inadimplência e alerta consumidores
Laudo aponta que padre Wilson não teve culpa no acidente fatal
Além dos dois hospitais, outros importantes pedidos de investimentos também foram encaminhados, entre eles:
- A ampliação dos serviços de oncologia e melhorias na estrutura do Hospital Universitário Santa Terezinha de Joaçaba (HUST), hospital referência no tratamento de câncer;
- A expansão da emergência do Hospital Doutor José Athanázio, em Campos Novos;
- E o fortalecimento da rede hospitalar de toda a região Meio-Oeste e Alto Vale do Rio do Peixe.
O secretário Diogo Demarchi enfatizou a importância de ouvir a sociedade e planejar ações de forma integrada com as lideranças regionais. “Nosso papel enquanto Executivo é escutar a sociedade organizada para que nossas ações sejam o mais assertivas possível e entreguem saúde de qualidade para a população”, declarou.
A FACISC, que representa as associações empresariais de Santa Catarina, organizou o encontro e reforçou a união entre o setor produtivo e o governo. “A saúde é uma preocupação constante. Essa aproximação com o governo permite que as demandas do Meio-Oeste sejam ouvidas e atendidas”, disse Elson Otto, presidente da FACISC.
Para o vice-presidente regional da FACISC, Eliandro Pazin, o contato direto com autoridades políticas é essencial para dar visibilidade às necessidades da região. “A ideia de tornar as plenárias mais dinâmicas é justamente criar conexões que possibilitem a apresentação dos pleitos. Dessa forma, conseguimos buscar soluções para questões fundamentais, como saúde e infraestrutura. É uma maneira de nos aproximarmos dos representantes políticos e darmos voz às nossas necessidades”, ressaltou.
O evento contou com a presença de representantes de 12 associações empresariais, além de prefeitos, secretários de saúde e diretores hospitalares.
A expectativa agora é de que os projetos avancem nos próximos meses, garantindo mais acesso, estrutura e qualidade no atendimento aos moradores do Meio-Oeste e Alto Vale do Rio do Peixe.