Governo ainda estuda se horário de verão será retomado neste ano

Com o crescimento da micro e minigeração distribuída, ministério detectou que a medida pode reduzir o consumo no início da noite 

O governo federal ainda avalia a possibilidade de retorno do horário de verão, encerrado em 2019. O Ministério de Minas e Energia (MME) afirmou que tem conduzido análises sobre a pertinência ou não da adoção da medida a partir deste ano. 

“Com o relevante crescimento da micro e minigeração distribuída, percebeu-se um retorno do período de ponta para a noite, que tenderia a se reduzir com a adoção da política”, afirmou o ministério em nota.

Mas outros efeitos precisam ser considerados, segundo a pasta, como aumento de consumo em determinados horários do dia e as condições energéticas do Sistema Interligado Nacional.

Publicidade

Após a eleição do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a fazer uma enquete pelas redes sociais sobre a volta do horário de verão, e a maioria das pessoas que participaram era a favor.

Mudança de hábito

A mudança de horário ocorria entre os meses de outubro e fevereiro, quando os relógios eram adiantados em uma hora pelo horário de Brasília, para aproveitar o maior período de luz natural durante a época mais quente do ano e reduzir o consumo de energia elétrica no horário de pico.

No entanto, como nos últimos anos houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o maior consumo diário de energia para o período da tarde, o horário de verão deixou de produzir os resultados para os quais essa política pública havia sido formulada e foi suspenso.

Fonte:
Fonte: R7

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

O que considerar para facilitar identificação de bagagem em viagens

Perder tempo diante da esteira tentando reconhecer a própria...

Principais tendências de consumo no interior de São Paulo

A rotina no interior de São Paulo mudou de...

Como escolher o forno ideal para preparar receitas

Acertar na escolha do forno faz diferença na rotina,...

Agricultores de Caçador receberão títulos definitivos da terra

Sessenta e oito famílias de agricultores do Assentamento Hermínio...

Videira sedia o XIII Simpósio Catarinense de Astronomia

Videira será palco, nos dias 24 e 25 de...

Caçadorense conquista medalha internacional no tiro esportivo

O atirador caçadorense Jaime Jung conquistou mais um importante...

Prefeitura de Videira homenageia esportistas e dá novos nomes a espaços públicos

A Prefeitura de Videira oficializou homenagens a dois importantes...