Governo ainda estuda se horário de verão será retomado neste ano

Com o crescimento da micro e minigeração distribuída, ministério detectou que a medida pode reduzir o consumo no início da noite 

O governo federal ainda avalia a possibilidade de retorno do horário de verão, encerrado em 2019. O Ministério de Minas e Energia (MME) afirmou que tem conduzido análises sobre a pertinência ou não da adoção da medida a partir deste ano. 

“Com o relevante crescimento da micro e minigeração distribuída, percebeu-se um retorno do período de ponta para a noite, que tenderia a se reduzir com a adoção da política”, afirmou o ministério em nota.

Mas outros efeitos precisam ser considerados, segundo a pasta, como aumento de consumo em determinados horários do dia e as condições energéticas do Sistema Interligado Nacional.

Publicidade

Após a eleição do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a fazer uma enquete pelas redes sociais sobre a volta do horário de verão, e a maioria das pessoas que participaram era a favor.

Mudança de hábito

A mudança de horário ocorria entre os meses de outubro e fevereiro, quando os relógios eram adiantados em uma hora pelo horário de Brasília, para aproveitar o maior período de luz natural durante a época mais quente do ano e reduzir o consumo de energia elétrica no horário de pico.

No entanto, como nos últimos anos houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o maior consumo diário de energia para o período da tarde, o horário de verão deixou de produzir os resultados para os quais essa política pública havia sido formulada e foi suspenso.

Fonte:
Fonte: R7

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Acidente de trânsito deixa condutora e bebê feridos após batida em poste

Colisão de automóvel contra poste na Rua Urbano Zimmermann mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar nesta sexta-feira.

Trabalhador de 23 anos morre após acidente com toras de eucalipto

Um trabalhador de 23 anos morreu nesta sexta-feira após ser atingido por toras de eucalipto em São José do Cerrito.

Comércio de Caçador terá horário especial nos próximos sábados

Lojas abrem também à tarde nos dias 3 e 10 de outubro para facilitar as compras dos consumidores
00:20:08

Advogada explica regras e cuidados para eleitores na reta final das Eleições 2026

Especialista detalha restrições de inteligência artificial, regras para pesquisas e organização dos eleitores para a votação de domingo.

Tangará lança terceira chamada para castração e microchipagem de animais

A Prefeitura Municipal de Tangará abriu a terceira chamada do programa para castração e microchipagem gratuitas de cães e gatos.

Transporte público será gratuito em Caçador neste domingo de eleição

Os eleitores de Caçador poderão utilizar gratuitamente o transporte...

Empresa de turismo é suspensa após suspeita de golpe de R$ 19,1 mil contra idosa de Joaçaba

Decisão judicial atinge empresa em Joaçaba acusada de estelionato e fraude em pacotes de viagens.