Rádios RBV

Menu

Governo ainda estuda se horário de verão será retomado neste ano

Com o crescimento da micro e minigeração distribuída, ministério detectou que a medida pode reduzir o consumo no início da noite 

Fonte:
Fonte: R7

O governo federal ainda avalia a possibilidade de retorno do horário de verão, encerrado em 2019. O Ministério de Minas e Energia (MME) afirmou que tem conduzido análises sobre a pertinência ou não da adoção da medida a partir deste ano. 

“Com o relevante crescimento da micro e minigeração distribuída, percebeu-se um retorno do período de ponta para a noite, que tenderia a se reduzir com a adoção da política”, afirmou o ministério em nota.

Mas outros efeitos precisam ser considerados, segundo a pasta, como aumento de consumo em determinados horários do dia e as condições energéticas do Sistema Interligado Nacional.

Após a eleição do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a fazer uma enquete pelas redes sociais sobre a volta do horário de verão, e a maioria das pessoas que participaram era a favor.

Mudança de hábito

A mudança de horário ocorria entre os meses de outubro e fevereiro, quando os relógios eram adiantados em uma hora pelo horário de Brasília, para aproveitar o maior período de luz natural durante a época mais quente do ano e reduzir o consumo de energia elétrica no horário de pico.

No entanto, como nos últimos anos houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o maior consumo diário de energia para o período da tarde, o horário de verão deixou de produzir os resultados para os quais essa política pública havia sido formulada e foi suspenso.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com altas temperaturas nesta quarta-feira

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Bancada Catarinense busca apoio da Defesa Civil Nacional

O deputado federal Valdir Cobalchini, coordenador da Bancada Catarinense,...

Polícia Civil prende homem condenado por estupro

A Polícia Civil de Lebon Régis prendeu nesta terça-feira...

SC tem a menor taxa de desemprego dos últimos 10 anos

Santa Catarina passa por um excelente momento no que...

Empresário morre durante procedimento de tatuagem em Itapema

O empresário e influenciador Ricardo Godoi, de 46 anos,...

Mais Lidas da semana

Homem morto a facadas em bar em Videira é identificado

Vilmar Naffin, de 56 anos, foi identificado como a...

Motorista do Jetta relata manobra arriscada em acidente fatal na SC-135

Na tarde de sábado, 18 de janeiro de 2025,...

Acidente fatal na tarde deste sábado deixa duas vítimas

Na tarde deste sábado, 18 de janeiro de 2025,...

Homem é encontrado morto em Videira

Na manhã da quarta-feira (15), a Polícia Militar de...

Homem é morto em Videira na noite de segunda-feira

Um homem foi morto a facadas na cidade de...

Outros Tópicos Interessantes