Neste sábado (1º), o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2025-2027, tornando-se o mais jovem a ocupar o cargo na história da Casa, com 35 anos. Motta obteve 444 votos, a segunda maior votação já registrada para o cargo, atrás apenas de seu antecessor, Arthur Lira (PP-AL), que recebeu 464 votos em 2023.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Dos 513 deputados, 499 participaram da votação. Marcel van Hattem (Novo-RS) recebeu 31 votos, e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) 22 votos.
Em seu discurso antes da eleição, Motta ressaltou a importância de uma Câmara independente, sem interferências externas, e a defesa da imunidade parlamentar.
“Queremos uma Câmara forte, com a garantia de nossas prerrogativas e em defesa de nossa imunidade parlamentar”, afirmou.
Motta obteve apoio de 18 partidos, desde o PL até o PT, e comprometeu-se a garantir uma gestão harmoniosa, com respeito aos demais Poderes, e maior previsibilidade na agenda de votações.
Veja também
Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado com 73 votos
Julio Garcia é reeleito presidente da Alesc e define nova Mesa Diretora
Ele também fez acenos à oposição e assegurou que sua gestão não será um obstáculo à administração do presidente Lula.
Com uma trajetória marcada pela articulação política e boa relação com diversos setores, incluindo o agronegócio e a bancada evangélica, Motta iniciou seu quarto mandato como deputado em 2023 e tem se destacado pela liderança nos bastidores.
Motta foi escolhido por Arthur Lira (PP-AL) como seu sucessor.
Nossas Redes Sociais