Lula sanciona Lei da Igualdade Salarial

Lei da Igualdade Salarial é sancionada por presidente Lula, estabelecendo novas bases para garantir a equidade salarial

Na última segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei da Igualdade Salarial, uma importante medida que estabelece novas bases legais para garantir que trabalhadoras e trabalhadores tenham assegurado o direito à igualdade de salário e de remuneração. A nova legislação traz consigo uma série de pontos fundamentais para combater as disparidades salariais e promover a transparência nas relações de trabalho.

Dentre os principais aspectos da nova lei, destaca-se a obrigatoriedade das empresas serem mais transparentes em relação aos salários pagos aos seus funcionários. Agora, as empresas terão que fornecer informações detalhadas sobre a remuneração de cada colaborador, garantindo que todos tenham acesso a dados precisos sobre a política salarial da organização.

Além disso, a legislação prevê a aplicação de multas para as empresas que descumprirem as regras estabelecidas. Caso seja identificada discriminação salarial por sexo, raça, etnia, origem ou idade em uma empresa, ela será obrigada a pagar à pessoa vítima de discriminação a diferença salarial devida. É importante ressaltar que esse pagamento não anula o direito dos trabalhadores de solicitarem indenização por danos morais. A multa para o descumprimento da lei corresponderá ao novo salário devido à empregada ou empregado, multiplicado por dez. Em casos de reincidência, o valor da multa será duplicado.

Publicidade

A fiscalização contra a discriminação salarial e remuneratória entre homens e mulheres será intensificada, visando garantir o cumprimento da nova legislação. Com o intuito de facilitar o processo de denúncia, serão criados canais específicos para relatar casos de discriminação salarial. Essa medida visa fortalecer os mecanismos de combate à desigualdade e proporcionar um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo.

Para promover a transparência salarial, as empresas com 100 ou mais empregados terão a obrigação de publicar relatórios semestrais de transparência salarial. Esses documentos serão essenciais para comparar, de maneira objetiva, a remuneração entre homens e mulheres. Além disso, os relatórios deverão fornecer informações sobre a proporção de ocupação de cargos de direção, gerência e chefia por homens e mulheres, bem como dados sobre possíveis desigualdades decorrentes de raça, etnia, nacionalidade e idade.

Com a sanção da Lei da Igualdade Salarial, o governo brasileiro demonstra seu compromisso em promover a igualdade de gênero e combater a discriminação salarial em todas as suas formas. A nova legislação é um marco importante na busca por um mercado de trabalho mais justo e igualitário, garantindo que todos os trabalhadores tenham as mesmas oportunidades e sejam devidamente valorizados pelo seu trabalho, independentemente de seu gênero, raça, etnia, origem.

Fonte:
RBV Notícias com Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Oeste terá segunda maior bancada regional na Alesc a partir de 2027

Oeste terá oito deputados na Alesc a partir de 2027, atrás apenas do Vale do Itajaí.

Show de Prêmios da CDL Caçador começa com R$ 70 mil em vale-compras

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caçador iniciou,...

Vendaval derruba árvore sobre veículo e bloqueia a SC-355

Uma árvore caiu sobre um veículo e obstruiu a SC-355 durante o vendaval desta quinta-feira, sem vítimas.

Defesa Civil alerta para temporais com granizo e rajadas no Meio-Oeste catarinense

Alerta vale para as próximas três horas em 21 municípios do Meio-Oeste catarinense, incluindo Videira.

Após duas semanas da morte de Rick, Renner anuncia carreira solo

Cantor retoma atividades nos palcos com projeto em homenagem ao legado da dupla sertaneja.

Iomerê tem feira de agricultura familiar neste sábado com produtos e artesanato

A Prefeitura Municipal de Iomerê realiza feira de produtos da agricultura familiar e artesanato neste sábado, 10 de outubro.

SEAD 2026 encerra com grande participação do público

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp)...