Lula sanciona Lei da Igualdade Salarial

Lei da Igualdade Salarial é sancionada por presidente Lula, estabelecendo novas bases para garantir a equidade salarial

Na última segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei da Igualdade Salarial, uma importante medida que estabelece novas bases legais para garantir que trabalhadoras e trabalhadores tenham assegurado o direito à igualdade de salário e de remuneração. A nova legislação traz consigo uma série de pontos fundamentais para combater as disparidades salariais e promover a transparência nas relações de trabalho.

Dentre os principais aspectos da nova lei, destaca-se a obrigatoriedade das empresas serem mais transparentes em relação aos salários pagos aos seus funcionários. Agora, as empresas terão que fornecer informações detalhadas sobre a remuneração de cada colaborador, garantindo que todos tenham acesso a dados precisos sobre a política salarial da organização.

Além disso, a legislação prevê a aplicação de multas para as empresas que descumprirem as regras estabelecidas. Caso seja identificada discriminação salarial por sexo, raça, etnia, origem ou idade em uma empresa, ela será obrigada a pagar à pessoa vítima de discriminação a diferença salarial devida. É importante ressaltar que esse pagamento não anula o direito dos trabalhadores de solicitarem indenização por danos morais. A multa para o descumprimento da lei corresponderá ao novo salário devido à empregada ou empregado, multiplicado por dez. Em casos de reincidência, o valor da multa será duplicado.

Publicidade

A fiscalização contra a discriminação salarial e remuneratória entre homens e mulheres será intensificada, visando garantir o cumprimento da nova legislação. Com o intuito de facilitar o processo de denúncia, serão criados canais específicos para relatar casos de discriminação salarial. Essa medida visa fortalecer os mecanismos de combate à desigualdade e proporcionar um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo.

Para promover a transparência salarial, as empresas com 100 ou mais empregados terão a obrigação de publicar relatórios semestrais de transparência salarial. Esses documentos serão essenciais para comparar, de maneira objetiva, a remuneração entre homens e mulheres. Além disso, os relatórios deverão fornecer informações sobre a proporção de ocupação de cargos de direção, gerência e chefia por homens e mulheres, bem como dados sobre possíveis desigualdades decorrentes de raça, etnia, nacionalidade e idade.

Com a sanção da Lei da Igualdade Salarial, o governo brasileiro demonstra seu compromisso em promover a igualdade de gênero e combater a discriminação salarial em todas as suas formas. A nova legislação é um marco importante na busca por um mercado de trabalho mais justo e igualitário, garantindo que todos os trabalhadores tenham as mesmas oportunidades e sejam devidamente valorizados pelo seu trabalho, independentemente de seu gênero, raça, etnia, origem.

Fonte:
RBV Notícias com Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Colisão deixa motociclista ferido no centro de Caçador

No final da tarde desta quinta-feira (24), uma colisão...

Brasil estreia novo ciclo contra a Austrália nesta sexta-feira

A Seleção Brasileira entra em campo nesta sexta-feira para enfrentar a Austrália no primeiro amistoso de um novo ciclo sob o comando de Carlo Ancelotti.

Homem é preso por tráfico de drogas durante operação em Capinzal

Uma ação integrada entre as polícias Militar e Civil...

VISAN inicia obras de nova rede de abastecimento de água no bairro Rio das Pedras

Avenida recebe melhorias na estrutura de água com interrupções temporárias no trânsito e posterior repavimentação.

Motorista de ônibus é indiciado após atropelamento fatal em restaurante

A Polícia Civil de Santa Catarina encerrou a investigação...

Caçador, Água Doce, Calmon e Matos Costa entram em alerta para onda de calor

O Instituto Nacional de Meteorologia decretou alerta vermelho de grande perigo devido a uma onda de calor que afeta dezenas de municípios catarinenses.