Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Incentivos fiscais para o Contestado são debatidos em audiência pública em Videira

A proposta visa atrair investimentos, criar empregos e impulsionar o desenvolvimento em municípios afetados pelo conflito do Contestado

A criação de uma área de incentivos fiscais federais na região do Contestado recebeu grande apoio de lideranças políticas e empresariais durante audiência pública em Videira, realizada na noite de sexta-feira (24). O encontro, promovido pela Câmara de Vereadores, debateu a proposta visando o desenvolvimento econômico e social da região.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A audiência integra um ciclo organizado pela Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação da Assembleia Legislativa, a pedido do presidente da comissão, deputado Matheus Cadorin (Novo).

Publicidade

Segundo ele, a intenção é “colher as considerações e sugestões da população local” para a iniciativa, que busca acelerar o crescimento dos municípios localizados entre o centro e norte de Santa Catarina, historicamente prejudicados pelo conflito do Contestado (1912-1916).

Videira é um centro importante e histórico da questão do Contestado e aqui é mais uma oportunidade para fazermos esse debate sobre a necessidade de incentivos fiscais para atrair mais investimentos privados aqui para a região, fazendo com que ela consiga alcançar a velocidade de desenvolvimento tanto do litoral quanto da região Oeste de Santa Catarina”, destacou Cadorin.

Esta foi a segunda audiência pública sobre o tema, sendo a primeira realizada em Campos Novos, na quinta-feira (23). Outras estão previstas para o Planalto Norte.

Ao final do ciclo, a comissão pretende consolidar todas as contribuições em um documento a ser encaminhado à bancada federal catarinense e ao governo federal.

Diversas lideranças locais manifestaram apoio à proposta

Valdir Pedro Schneider, vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Videira, afirmou:

“Nós entendemos que esta é uma ação muito importante, até porque busca um desenvolvimento integrado da região com ações conjuntas, que também visam o desenvolvimento regional e até mesmo de todo o Estado.”

O vereador de Videira, Matheus Alves, reforçou o impacto esperado na geração de emprego e renda, especialmente no setor agropecuário, principal pilar da economia local: “Tudo que venha para agregar desenvolvimento ao município e aos cidadãos é de extrema importância.”

Roberto Marton Moraes, secretário de Desenvolvimento Econômico de Caçador, ressaltou que, mesmo mais de um século após o conflito, os prejuízos socioeconômicos permanecem: “

Quando nós analisamos o IDH médio da região do Contestado, vemos que é muito inferior ao do litoral. Então, é 100% válida essa movimentação, porque é obrigação do governo federal, sim, rever essa situação.”

Gabriela Zanon, da Fiesc, também destacou interesse no projeto:

“É de extrema importância a gente entender, ouvir, compreender o que é apresentado para que a Fiesc também possa se tornar um parceiro para apoiar esse desenvolvimento. O Contestado é uma região que realmente sofreu bastante e precisa de apoio.”

A proposta prevê a criação de instrumentos de incentivos fiscais, incluindo isenção ou redução de tributos, facilidades para instalação de empresas, alinhamento de políticas públicas e priorização em programas federais.

O debate ainda envolve viabilidade econômica e jurídica, municípios contemplados, tipos de benefícios e contrapartidas exigidas.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Agência AL

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Presos suspeitos pela morte de morador de Matos Costa

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da...

Mulher dada como morta após atropelamento melhora e sai da UTI

A mulher que foi dada como morta por engano...

Tangará inicia vacinação contra dengue para jovens de 10 a 14 anos

A tão aguardada vacina contra a dengue já chegou...

Circuito Saúde UNIARP 2026 une esporte, saúde e solidariedade

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)...

Pai leva tiro do próprio filho e morre em Capinzal

Um trágico caso de homicídio foi registrado na noite...

Mais Lidas da semana

Caçadorense morre em acidente no interior de Macieira

O caçadorense Bruno Casagrande, de 37 anos, morreu nesta...

Mulher morre após grave acidente com três veículos em Videira

Mais uma ocorrência fatal no trânsito reforçou o clima...

Hospital Maice enfrenta superlotação e orienta sobre atendimentos

O Hospital Maice, em Caçador, enfrenta um cenário de...

Casa de madeira pega fogo no Centro de Videira

Na manhã desta sexta-feira (23), por volta das 6h19min,...

Banheiros neutros em escolas de SC agora estão proibidos por lei

A partir desta quarta-feira, 21 de janeiro de 2026,...

Outros Tópicos Interessantes