A Câmara de Ibiam realizou sessão ordinária na terça-feira, 11 de fevereiro, com a presença de todos os vereadores. Entre os expedientes recebidos há solicitação do Prefeito de Ibiam para retirada de tramitação do PL nº822/24, além de encaminhar planilha do impacto financeiro relacionado ao PLC nº128/25, na qual a Contadora Municipal confirma a inexistência de ônus ao Município. Ainda houve convites da UVESC para capacitação e festa na Comunidade de Santo Alécio no próximo domingo, dia 16.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A sessão teve uma indicação do vereador Miguel Felicetti (MDB), que sugere à Secretaria de Obras roçada das estradas do interior, bem como a limpeza dos trechos de asfalto.
Justifica a urgência, pois os matos estão adentrando as estradas, dificultando a visão dos motoristas. Outro ponto, é a limpeza dos trechos de asfalto, que pode entupir valas e bueiros por galhos, folhas e matos.
Veja também
Prefeitos da região participam do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas
Governo lança Desenrola Rural para regularizar dívidas de agricultores familiares
Vagas de emprego em Tangará: confira o quadro Tem Vaga
As vereadoras do PP, Marcia Gomes de Oliveira e Cássia Pivetta, apresentaram requerimento para que o prefeito encaminhe à Câmara uma cópia de todo processo de escolha de diretor do Centro Educacional Eliziane Titon, incluindo indicações dos membros, atas, avaliações, publicações e outros documentos que acompanham o processo, enumerados e rubricados por responsável pelo processo.
O presidente da Câmara de Ibiam, vereador Clóvis João de Souza (MDB) nomeou os vereadores Eduardo Padilha (MDB), Cassia Pivetta (PP) e José Henrique Moreira (PL) para comporem a Comissão Especial visando emissão de pareceres dos Projetos de Lei nº825/25 e nº 826/25.
Palavra Livre
A vereadora Cassia Pivetta (PP) comentou da necessidade de seguranças nas escolas de Ibiam. Afirma que mesmo com início das aulas o Executivo não tomou providências. Relata que nesta semana houve uma criança que saiu da escola antes do término da aula. Considera o fato preocupante, o argumento de adaptação não lhe convence e demonstra sua indignação pois, no início da gestão deviam ter licitado para garantir a segurança na escola.
O vereador José Henrique (PL) explicou que no passado houve várias notificações da Prefeitura à empresa que prestava este serviço, sendo não renovado o contrato devido não cumprir com alguns requisitos.
Informa que há licitação aberta para contratação dos guardas visando a segurança na escola/creche. Comenta que foi até a Secretaria de Educação e lhe informaram que as portas de acesso as escolas ficam fechadas, sendo o acesso permitido somente com identificação. Ainda foi solicitado reforço do policiamento da PM até a contratação dos guardas. Assim, tranquiliza os pais de alunos.
Sobre o fato ressalta que ocorreu após período de aulas no primeiro dia do ano letivo, quando ao não encontrar a Mãe e o ônibus se desesperou, mas, foi dado suporte para seu retorno para casa com segurança. Finaliza, recordando o perfil dos seguranças contratados na Administração anterior, na qual pode comprovar em razão de ter seu filho na creche. Assim, espera que os próximos seguranças sejam habilitados para a função.
O vereador Wilmar Scuciatto (PP) comenta que a criança envolvida é sua enteada, assim relatou que sua mãe deixou na escola e avisou a direção e professores da escola para colocá-la no ônibus em direção a Santo Alésio. Mas, como saiu correndo foi preciso aborda-la fora do espaço escolar. No plenário, Wilmar reproduzido áudio da mãe da criança na qual confirma que a filha chegou bem em casa, considera situações que fogem do controle mesmo que se tenha seguranças pois, são crianças e ficam mais agitadas nos primeiros dias de escola.
O vereador Jocimar de Oliveira (MDB) questionou a Vereadora Cassia, se havia plantão na creche em anos anteriores. A mesma confirmou não haver esta prestação de serviço. Na sequencia, o Vereador apresentou ofício resposta da gestão anterior ao Ministério Público na qual informaram que era feito plantão de creche. O intuito foi chamar a atenção da população em que até a Promotoria a Administração passada enganava.
A vereadora Marcia Gomes de Oliveira (PP) inicialmente esclareceu que o poder discricionário de Presidente da Câmara ou Prefeito é amparado legalmente. Comenta que tem vereador que retornou após 4 anos na Vereança com rancor no coração e usando de “sensacionalismo”. Reafirma que manterá seu papel fiscalizador de vereadora, assim como ocorreu de 2013/2016 na qual realizou apontamentos àquela Administração que todos sabem o que ocorreu. Com relação a segurança nas escola/creche poderia ter sido licitado com antecedência mas, releva-se por estar em início de gestão. Contesta que seguranças contratados anteriormente não eram habilitados. Avalia grave o fato da criança sair da escola sem monitoramento mesmo que a família não considere assim. Muitas famílias ficaram preocupadas pois, portão estava aberto e as pessoas responsáveis não cuidaram da criança e pior poderia ter acontecido.
O vereador Miguel Felicetti (MDB) falou sobre ação feita no campo municipal de futebol na qual, foi cortada a grama e não feita limpeza no local. Espera que quando feito serviço seja de forma completa. Questionou o líder do Prefeito na Câmara se já houve empresa interessada no serviço de silagem em Ibiam? O Vereador José Henrique (PL) afirmou que há outras duas empresas prestando serviços, além da credenciada pelo Município. Avalia que foi um fato inusitado da saída correndo da escola da criança, e espera que os professores e os demais profissionais da escola tenham preocupação redobrada para evitar alguma eventualidade.
O vereador Eduardo Padilha (MDB) julga válida a observação de Miguel e informa que o campo esta em processo de reforma, ainda não concluído os serviços. Cita empresa do Stanguerlin que faz silagens na Comunidade de Cerro Azul, contribuindo para desafogar esta demanda.
O vereador Selmo Laidnes (PDT) analisa que há discursos de preocupações com Administração passada mas, o foco deve ser na situação atual e ações da Gestão 2025/2028. Com relação ao episódio da escola, é importante cuidados necessários para que os pais se sintam seguros em deixar seus filhos na escola.
José Herique (PL) salienta que houve notificações aos seguranças da escola, sinal que havia irregularidades, mesmo que não esteja relacionado a habilitação dos mesmos. Como pai com filho em creche se preocupa com a segurança nas escolas. Sugere que os Vereadores acompanhem a rotina escolar para apontar sugestões à direção e secretaria de educação de Ibiam.
O presidente Clóvis João de Souza (MDB) antes de encerrar a reunião esclareceu a Vereadora Marcia que não teve a palavra concedida na sessão anterior por que não foi citada nominalmente. Não têm nada a haver com a autoridade que exerce na Presidência da Câmara.
A reunião encerrou com a convocação dos vereadores para a sessão ordinária a ser realizada dia 18 de fevereiro de às 19.30 horas.
Nossas Redes Sociais