Rádios RBV

Janela partidária para vereadores termina nesta sexta-feira

Ação é o único momento onde vereadores podem mudar de partido sem a perda do mandato

Fonte:
Ernesto Júnior | Portal RBV

Janela partidária para vereadores termina nesta sexta-feira, 5 de abril. O período aberto em 7 de março, serve para que representantes do legislativo possam mudar de partido sem perder os seus mandatos.  Segundo a Lei dos Partidos Políticos, o período de janela partidária é uma das situações onde há justa causa para mudança de partidos. 

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Se ocorrer em outros períodos, a mudança pode ocasionar a perda de mandato, salvo em exceções. Eleito pelo Solidariedade, o ex-deputado Marcelo Lima migrou para o PSB. Com a mudança, o TSE entendeu que houve quebra de fidelidade, com isso Marcelo perdeu a cadeira no congresso para Paulinho da Força, Solidariedade, que assumiu seu lugar.

Já a pré-candidata à prefeitura de São Paulo, Tabata Amaral, viu a sua situação ser compreendida de outra forma pelo Tribunal Superior Eleitoral. Em 2021, ele teve o aval do órgão para migrar do PDT para o PSB e ainda assim continuar na Câmara. O TSE entendeu que havia justa causa para isso porque enxergou discriminação do partido contra a deputada.

Em nota, o Tribunal Superior Eleitoral afirma que, em 2018, foi deliberado que só pode usufruir da janela partidária a pessoa eleita, que esteja no término do atual mandato. Portanto, vereadores só podem migrar de partido durante a janela destinada às eleições municipais.

Fora da janela, existem apenas duas situações que permitem a mudança de legenda com base em justa causa.  Sendo elas: desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal, caso este vivenciado pela deputada Tabata Amaral. 

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com sol predominando e dia frio

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Concórdia celebra 91 anos com mortadela de 91 metros

O município de Concórdia, no Oeste de Santa Catarina,...

Três pessoas ficam feridas em acidente em Lebon Régis

Uma colisão traseira envolvendo dois veículos deixou três pessoas...

Primeira filha do “Marco Véio” nasce em SC

O influenciador Marco Véio, personagem de sucesso nas redes...

Carla Zambelli é presa na Itália após condenação no STF

A deputada Carla Zambelli (PL‑SP) foi presa na Itália...

Mais Lidas da semana

Indústrias de SC podem ter demissões em massa com tarifa de 50% dos EUA

Empresas do setor madeireiro e as indústrias de móveis...

Venezuela impõe tarifas de até 77% sobre produtos do Brasil

A Venezuela passou a cobrar, de forma repentina, tarifas...

Empresário de Caçador alerta para impacto da taxação dos EUA

A recente decisão dos Estados Unidos de aplicar uma...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com sol predominando e dia frio

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Indústria madeireira de Caçador sofre com taxação dos EUA

A economia de Caçador enfrenta um cenário de instabilidade...

Outros Tópicos Interessantes