Política

Jorginho Mello amplia Estrada Boa com apoio do Banco Mundial

Em missão oficial aos Estados Unidos, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, avançou com a expansão do programa Estrada Boa, o maior plano rodoviário da história do Estado. Durante visita à sede do Banco Mundial, em Washington, Jorginho obteve sinal verde para a assinatura de um contrato de financiamento de US$ 300 milhões, atualmente em fase final de aprovação no Senado Federal.

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A operação garante a nova etapa do programa, que prevê R$ 3,5 bilhões em investimentos. “Os avanços do Estrada Boa melhoram a vida de quem pega a estrada e fortalecem os negócios que dependem das rodovias”, declarou o governador.

Além disso, a comitiva catarinense buscou apoio para novos projetos estratégicos, como a Via Mar, uma nova rodovia no Litoral, e um plano de mobilidade urbana para a Grande Florianópolis.

Estrada Boa mira mobilidade e impacto social

Com foco em desenvolvimento urbano e infraestrutura, o governo estadual quer transformar a gestão das rodovias estaduais por meio do modelo CREMA (Contrato de Recuperação e Manutenção). Essa abordagem integra diagnóstico, execução e supervisão em um só contrato de 8 a 10 anos, com metas de qualidade e desempenho.

A nova fase do Estrada Boa deverá atender mil quilômetros de rodovias, priorizando trechos com baixo IDH, alta incidência de acidentes e eventos climáticos. “É uma infraestrutura pensada para gerar o maior impacto social, econômico e logístico”, destacou o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert.

O secretário Paulo Bornhausen acrescentou que o modelo catarinense poderá servir de referência para outros estados e até países.

Novos contratos e mobilidade urbana em destaque

Segundo o secretário Jerry Comper, os contratos da nova etapa serão executados por empresas privadas. “É o Estrada Boa voltado à manutenção. Até dois meses devemos assinar com o Banco Mundial”, explicou.

Na área urbana, o governador autorizou um investimento previsto de US$ 200 milhões para implantação de BRT e ônibus elétricos na Grande Florianópolis. A proposta foi construída com apoio técnico do Banco Mundial, Ministério do Planejamento e Secretaria do Tesouro Nacional.

A melhoria no transporte público busca modernizar a mobilidade regional e reduzir os congestionamentos que afetam o dia a dia da população.

Via Mar será alternativa à sobrecarregada BR-101

Outro projeto apresentado na missão internacional é a construção da Via Mar, um corredor de 145 quilômetros paralelo à BR-101. A rodovia será viabilizada via parceria público-privada e promete desafogar o tráfego na principal rodovia do litoral catarinense.

Atualmente em fase de planejamento, o projeto envolve estudos de impacto ambiental e traçados técnicos. A expectativa é que, com as licenças emitidas, a construção tenha início em breve.

A nova rodovia será estratégica para o escoamento de produtos e mobilidade de pessoas, sobretudo durante as temporadas de alta demanda no turismo e na logística estadual.

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Alessandro

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